3 formas de desentupir vaso sem desentupidor

3 formas de desentupir vaso sem desentupidor

3 formas de desentupir vaso sem desentupidor – Está em apuros com a sua privada, mas não tem um desentupidor em casa? Confira nosso post desta semana e descubra 3 formas de desentupir um vaso sanitário sem desentupidor, utilizando somente materiais que você tem em casa.

É fato que ter um desentupidor à mão pode te ajudar e muito na hora de um entupimento, seja em um ralo, pia ou vaso sanitário. Entretanto, se no momento do imprevisto não tiver um, também é possível resolver seu problema com os recursos que você tem em casa.

Confira 3 formas de fazer isso:


Desentupir vaso com água quente

Se o entupimento for causado por resíduo orgânico, ou seja, aqueles que irão amolecer ou desintegrar, como as fezes, por exemplo, você pode resolver seu problema apenas utilizando a água quente.

Como fazer?

– Desligue o abastecimento de água do vaso sanitário. É importante que a privada esteja praticamente seca;

– Esquente ao menos três litros de água (não precisa ferver, pois a água muito quente pode danificar a porcelana do vaso);

– Se quiser, adicione um pouco de detergente ou sabão em pó na água, para potencializar a ação;

– Despeje a água quente até a metade do vaso, tome cuidado para não deixar transbordar, e aguarde em torno de 20 minutos.

– Depois, ligue a água, acione a descarga e verifique se o vaso desentupiu.


Desentupir vaso com plástico filme

Se o entupimento estiver um pouco mais agravado, desentupir vaso com plástico filme pode ser mais preciso.

Como fazer?

– Levante a tampa e o assento do vaso sanitário;

– Limpe e seque bem a borda do vaso, para que o plástico tenha melhor aderência;

– Vede a borda do vaso com plástico filme, tomando cuidado para não deixar nenhuma saída de ar. Passe ao menos três camadas, para deixar bem firme. Caso não tenha plástico filme em casa, você também pode usar saco de lixo, plástico ou uma toalha molhada, dobrada ao meio.

– Com o vaso devidamente vedado, abaixe a tampa, sente-se em cima dela e aperte a descarga por 30 segundos.

O vácuo, aliado à pressão da descarga, fará com que o que os dejetos sejam empurrados com a água, desentupindo o vaso sanitário.


Desentupir vaso utilizando um cabide

Utilizar o modo manual também pode te ajudar a resolver seu problema rapidamente. Para isso, tenha em mãos um cabide de plástico (ou outro material que não danifique a porcelana do vaso), que não pretende mais reutilizar.

Como fazer?

– Corte a parte de um dos lados do cabide;

– Coloque a parte reta do cabide dentro do vaso até chegar ao fundo;

– Mexa em várias direções, como forma de desintegrar os dejetos que estão impedindo a passagem da água. Se tiver algum objeto, plástico ou algo do tipo lá dentro, tente pescar o material para fora do vaso, nunca para dentro, pois isso pode ocasionar problemas mais graves;

– Por fim, dê descarga.

Lembrando que você nunca deve utilizar cabo de vassoura, ferro ou quaisquer outros objetos que possam quebrar/rachar o encanamento.


Com um desentupidor

como desentupir vaso sanitário, vaso entupidoEssa é provavelmente a técnica mais usual para desentupir um vaso sanitário, afinal, quase todo mundo tem um desentupidor em sua casa. A função desse utensílio é a de causar pressão na água do vaso por meio do vácuo.

De modo a empurrar o que estiver preso no cano com força em direção à rede de esgoto. Para utilizar o desentupidor basta segurar no cabo e bombear a água da privada até que o objeto ali preso consiga escapar. Certifique-se de ter desligado o registro de água antes de começar.

A tentativa. Além disso, é importante a utilização de luvas de borracha para evitar entrar em contato com matéria fecal.


Com vinagre e bicarbonato de sódio

Uma combinação que costuma ser eficiente para desentupir o vaso, principalmente quando ele ficar obstruído apenas com excrementos e papel. Aqui, você deve misturar 1/2 copo de bicarbonato de sódio com 1/2 copo de vinagre e jogar o conteúdo diretamente no seu vaso sanitário.

Espere agir brevemente e depois tente ativar a descarga. A água sanitária também é um excelente produto para desentupir privada, em substituição à mistura de vinagre com bicarbonato. Se for o caso, deixe o produto agir por algumas horas antes de novamente apertar a descarga.