5 benefícios da manutenção preventiva

5 benefícios da manutenção preventiva

5 benefícios da manutenção preventiva – Você é daqueles que faz manutenção na rede hidráulica apenas quando a pia entope ou o banheiro começa a cheirar mal? Está na hora de mudar isso! Além de mais barata, a manutenção preventiva é o segredo para evitar altos custos e imprevistos.

Problemas na rede hidráulica ou no esgoto são mais comuns do que você imagina, muitas vezes causados por entupimentos de pias e vasos, enchimento da caixa de gordura, transbordamento da fossa séptica e outros fatores similares.

O fato é que todos esses contratempos podem ser antecipados pelas manutenções preventivas, aquelas que realizamos antes de os itens apresentarem problemas.

Apensar das suas vantagens, muita gente ainda não se convenceu a realizar a manutenção com antecedência. Por isso, separamos alguns dos seus benefícios, para que você cuide sempre da sua casa. Confira:


É mais econômica

Há quem pense que investir tempo ou dinheiro em manutenção preventiva é um custo desnecessário. Mas realizá-la periodicamente na verdade economiza e muito o seu dinheiro. Isso porque, em caso de entupimentos ou vazamentos, pode já sair caro só para descobrir onde se encontra o problema.

Além disso, a falta de manutenção pode danificar tubulações e canos, fazendo com que você gaste uma grana para substituir as peças que estragaram. Sem contar que um vazamento pode até causar inundações e prejudicar outros itens da sua casa, como móveis e eletrônicos. Imagina o pesadelo?


Previne pragas urbanas

Sujeira acumulada atrai bichos e pode colocar a saúde da sua família em risco. A melhor maneira de evitar pragas urbanas, como baratas e ratos, é manter a limpeza dos canos, ralos, pias e caixa de gordura em dia.

No caso de a sua propriedade ter fossa séptica, além da limpeza uma vez por ano, aproveite este momento para contratar periodicamente serviços de dedetização e desratização. Conheça a importância da limpeza preventiva da fossa séptica.


Evita entupimentos

Nada pior do que tentar usar o vaso sanitário ou a pia e descobrir que está entupido, ou pior, vazando. Imagina então chegar em casa e encontrar o banheiro ou a cozinha alagados? Para evitar esse pesadelo, a solução é fazer prevenção dos encanamentos e pias com frequência.

Se não tiver conhecimento de como fazer inspecionar a situação dessas peças, vale a pena contratar uma empresa especializada e garantir a sua tranquilidade. No banheiro, onde a pia tende a entupir por causa de cabelos e produtos que descem pelo ralo, é recomendado limpar o sifão periodicamente para retirar os detritos.

Se a situação estiver complicada, pode valer a pena substituir este cano. Muitas vezes, essa atitude é suficiente para melhorar o escoamento da água da pia e prevenir obstruções no encanamento.


Prolonga a vida útil do sistema hidráulico

Como mencionamos acima, limpeza dos canos, pias e vasos previne entupimentos e vazamentos. Porém, você sabia que a manutenção preventiva pode até mesmo fazer o seu sistema hidráulico durar por muito mais tempo? Quem nunca se deparou com casas mais antigas, nas quais o encanamento todo apresentava problemas.

E a única solução seria quebrar tudo e refazer? Essa é a importância de cuidar do sistema hidráulico: prolonga a vida útil dos seus encanamentos e até mesmo evita que o imóvel seja desvalorizado, no caso de você pensar em vendê-lo um dia.


Livra sua casa do mau cheiro

Pode parecer óbvio, mas o mau cheiro de uma pia entupida ou o odor de esgoto que pode subir pelo vaso ou ralos incomoda muito os moradores da casa, e é esse odor que pode atrair pragas. Realizar a limpeza frequente desses itens pode resolver a maioria dos problemas de mau cheiro.

Confira nosso checklist para que você não deixe passar nada:

Tire a tampa dos ralos e limpe o cano por dentro com uma escova sanitária para eliminar resíduos;
Na pia da cozinha, onde gordura é despejada com frequência, realize uma limpeza mais profunda jogando um balde com uma mistura de água fervente e detergente de cozinha;
Para limpar o sifão, remova-o do seu lugar e, depois de retirar o lixo de dentro, lave com água e sabão. Saiba mais com nosso passo a passo para limpar melhor o sifão da pia;
Para a limpeza da caixa de gordura e fossa séptica, contrate uma empresa especializada para garantir que o procedimento será corretamente realizado e evitar contaminações para sua família;
No vaso sanitário, água sanitária à base de cloro e desinfetantes com alvejante pode fazer o trabalho, mas lembre-se de utilizar uma luva;
Jamais, em hipótese alguma, utilize soda cáustica para limpar ou desentupir seus canos, já que ela irá danificar o encanamento e faz muito mal à saúde.