5 cuidados que você deve ter com a pia da cozinha

5 cuidados que você deve ter com a pia da cozinha

5 cuidados que você deve ter com a pia da cozinha – Como estão os cuidados com sua pia da cozinha? No post de hoje, vamos dar algumas dicas para você colocar em prática hoje mesmo e diminuir os riscos de entupimentos. Quais medidas você toma para evitar entupimentos em sua pia.

Da cozinha? Você realiza alguma manutenção preventiva pensando no bom funcionamento do encanamento? Confira nossas dicas simples e práticas para cuidar da tubulação da sua pia da cozinha:


Nunca jogue óleo no ralo da pia

Você sabia que o óleo de cozinha é um dos maiores vilões dos encanamentos? Ao jogá-lo pelo ralo, parte fica grudada nas paredes das tubulações. Com o tempo, isso vira um bolo pegajoso, que impede a passagem da água, entupindo o cano por completo.

Portanto, se você quer cuidar da saúde do encanamento da sua casa, nunca jogue óleo no ralo da pia. O ideal é que ele seja armazenado em um recipiente e enviado à destinação correta.


Retire os restos de comida das louças

Antes de lavar as louças, raspe os restos de comida no lixo. Depois, retire o excesso de gordura com um papel toalha. Isso contribui para que os resíduos de comida e a gordura não desçam ralo abaixo, prevenindo possível entupimento, e também ajuda você a economizar água.


Não jogue lixo na pia

Lugar de lixo é no lixo, não na pia! Por isso, nunca jogue lixo, pedaços de plástico e embalagens, pontas de caixa de leite, borra de café ou quaisquer outros resíduos na pia da cozinha. Isso pode causar sérios entupimentos em seu encanamento.


Tenha uma peneira no ralo

A peneira de ralo é uma excelente forma de impedir a passagem de resíduos e restos de comida para o encanamento. Se ainda não tem em sua casa, não deixe de adquirir, você encontra em supermercados e em lojas de materiais de construção e utilidades.


Faça limpeza periódica

Faça limpezas periódicas em seu ralo da cozinha, para prevenir futuros entupimentos. Para isso, basta seguir esse passo a passo simples:

– Ferva 5 litros de água;

– Jogue detergente ou sabão em pó no ralo;

– Despeje a água fervente em abundância.

O processo ajudará a limpar a gordura da tubulação e empurrar resíduos presos no interior dela. Para resultados mais satisfatórios, você pode repetir o processo semanalmente.


Como manter sua pia da cozinha livre de entupimentos

Cheiro ruim, insetos e água sem escoamento: só quem já teve problemas com entupimento sabe a dor de cabeça que é. A melhor solução é sempre a prevenção, por isso confira dicas de como manter sua pia da cozinha livre de entupimentos.

Tem coisa mais desagradável que ter a pia da cozinha entupida? O descuido com o que vai para o ralo é um dos principais fatores que costuma ocasionar essas surpresas indesejadas. A boa notícia é que a maior parte desses entupimentos podem ser evitados, com pequenas mudanças.

De hábito por parte dos moradores da residência. Isso porque os entupimentos costumam ser decorrentes de mau uso das instalações.


Principais causas de entupimento do ralo

Primeiramente é preciso entender que o encanamento da cozinha foi feito para receber água. Diferente disso, em muitas casas, o que se vê indo para o ralo são restos de comida, gordura, borra de café, cascas de alimento e por aí vai.

Esses resíduos vão ficando grudados nas paredes da tubulação e, com o passar do tempo, acabam se acumulando, até que impeçam de vez a passagem da água, ocasionando o entupimento.

Antes de entupir totalmente, os ralos costumam dar sinais de que algo não está certo, entre eles, o mau cheiro e o escoamento lento da água.


Formas de prevenir o entupimento

A melhor solução para o entupimento é sempre a prevenção. Atitudes simples podem fazer toda a diferença e livrar você das dores de cabeça que podem causar os entupimentos. Confira algumas formas de prevenir esse problema na sua cozinha:

Antes de colocar as louças na pia, retire todo resto de alimento e jogue no lixo;

Tenha sempre uma peneirinha no ralo da pia, para que os resíduos sejam barrados ali e não passem para a tubulação. Lembre-se de limpar essa peneirinha todas as vezes que lavar louça e jogue as sujeiras que ficarem acumuladas no lixo;

Nunca jogue a borra de café ralo abaixo! Se você é adepto ao coador, retire o máximo possível da borra e jogue no lixo, antes de colocar para lavar;

Mantenha óleos e gorduras bem longe do ralo da pia. Ao fazer frituras, coloque o óleo utilizado em uma garrafa pet e entregue em um posto de coleta para o destino adequado.


Receita caseira para limpar canos

Para manter a tubulação da pia da cozinha sempre limpa e livre de gorduras, separamos uma receitinha caseira fácil e bem eficiente para você fazer em sua casa.

Ingredientes: Você vai precisar de água fervente e sabão em pó;

Modo de fazer: coloque uma porção generosa de sabão em pó sob em cima do ralo da pia. Depois jogue a água fervente, fazendo movimentos circulares para alcançar todos os lados dos canos.

A água quente, junto com o sabão em pó, vão fazer a gordura e a sujeira dos canos se soltarem e saírem. É indicado que essa limpeza seja feita semanalmente.

Para que o encanamento tenha seu pleno funcionamento, é recomendado fazer limpeza em sua caixa de gordura periodicamente com uma desentupidora especializada.