5 formas de como descobrir vazamentos de água – Valor da conta de água nas alturas? Então, fique atento, pois isso pode ser sinal de vazamento. Veja aqui 5 formas simples de como descobrir vazamentos de água em sua casa.

No Brasil, 38,2% da água potável é perdida, segundo dados de um estudo realizado pelo Instituto Trata Brasil, em maio de 2019. Entre as principais causas dessa perda está o vazamento.

Para se ter uma ideia, um simples furo de 2 milímetros, em um encanamento, desperdiça cerca de 3,5 mil litros de água em um único dia. Por isso, é tão importante identificar e reparar um vazamento de forma rápida.

Os vazamentos podem ocorrer devido à existência de trincas, rupturas, rachaduras, desconexão, fuga de pressão na tubulação ou nas juntas.


Mas como descobrir vazamentos de água em sua casa?

Confira algumas dicas valiosas:

1. Fique atento a sua conta de água

Possivelmente, o primeiro sinal de que algo não está certo no sistema hidráulico da sua casa, é a conta de água. Fique sempre de olho no consumo, taxas cobradas na fatura e compare com os meses anteriores.

Se você identificou um aumento considerável no valor, sem que tenha ocorrido alguma mudança de hábito dos moradores da casa, quanto à utilização da água, ou reajuste da tarifa, pode ser sinal de vazamento.


Atente-se aos sinais visíveis

Muitos vazamentos costumam ser silenciosos e sorrateiros. Porém, quando ocorrem na tubulação, dentro da parede, eles podem começar a deixar rastros visíveis, entre eles, o surgimento de mofo, umidade excessiva (algumas estruturas chegam a verter a água) e bolhas na pintura.

Os vazamentos também podem danificar o revestimento, como no caso da cozinha e banheiro, por exemplo, causando alteração na cor e até mesmo desprendimento das peças.

Outra forma muito comum de vazamento são torneiras e chuveiros gotejando. Pode não parecer, mas uma torneira gotejando pode chegar a desperdiçar até 40 litros de água por dia. Um problema como este pode ser facilmente resolvido com a substituição da borracha de vedação da torneira.


Teste do hidrômetro

Um bom parâmetro para investigar um vazamento é o próprio hidrômetro, ou relógio d’água, como também é conhecido.

Como fazer?

– Primeiramente, peça para que ninguém use a água da casa durante o teste;

– Vá até o hidrômetro e anote os números que aparecem em preto, do lado esquerdo do painel. Em seguida, feche o registro;

– Aguarde 30 minutos e verifique se houve alteração na numeração do hidrômetro. Caso tenha ocorrido mudança nos números e o relógio continue girando, é sinal que existe um vazamento no ramal de abastecimento de sua casa.


Teste do copo de água

Existe também outro teste bem simples e eficaz de identificar vazamentos de água em sua casa, o teste do copo de água.

Como fazer?

– Encha um copo com água;

– Oriente para que ninguém utilize a água da casa nesse período do teste e feche o registro do hidrômetro;

– Localize a torneira mais distante do hidrômetro. Essa torneira precisa ter abastecimento de água direto da rua;

– Posicione o copo com água debaixo da saída de água da torneira e abra o registro;

– Se houver vazamento, a torneira irá sugar a água que está no copo.


Teste do vaso sanitário

Para realizar esse teste, você vai precisar ter em mãos:

– Um par de luvas plásticas ou cirúrgicas;

– Um balde;

– Um copo plástico descartável (ou recipiente similar);

Como fazer?

– Com o copo, tire a água do vaso sanitário e deposite no balde;

– Aguarde alguns minutos e observe se o vaso voltou a encher de água, sem ter acionado a descarga. Se isso ocorrer, significa que existe vazamento da válvula de descarga ou na caixa acoplada.


Após realizar esses testes, constatou algum vazamento de água em sua casa?

Então o próximo passo é acionar o serviço de caça vazamentos. Esses profissionais contam com equipamentos que detectam com precisão o local do vazamento e ponto exato da fuga de água, em qualquer tipo de tubulação. Com isso, conseguem solucionar o problema de forma rápida e eficaz, interrompendo o vazamento de água.