7 dicas para economizar água em tempos de racionar

7 dicas para economizar água em tempos de racionar

7 dicas para economizar água em tempos de racionar – Neste momento delicado de rodízio de abastecimento, você está contribuindo para piorar a crise hídrica ou tem feito uso consciente da água? Confira no post desta semana 7 dicas para economizar água em tempos.

De racionamento com a crise hídrica, devido a pior seca já registrada na história do Paraná, e o rodízio no abastecimento, nunca foi tão importante usar a água de forma consciente.

Por isso, trouxemos dicas simples de como você pode economizar água e fazer sua parte para que esse problema acabe o mais breve possível.


Reduza o tempo de banho

Pode parecer clichê, mas uma das ações mais eficazes para economizar água é reduzir o tempo de banho. Para se ter uma ideia, em 10 minutos ligado, o chuveiro consome, em média, 140 litros de água. É muita água que vai pelo ralo! Por isso, seja consciente, reduza seu tempo de banho.

Feche a torneira

Na hora de lavar a louça, as mãos, escovar os dentes ou fazer a barba, não deixe a torneira aberta o tempo todo. Abra somente na hora de molhar e enxaguar. Para escovar os dentes, por exemplo, é necessário apenas 1 copo de água. Com a torneira aberta, você vai gastar muito mais que isso, sem necessidade.


Junte mais roupas, lave menos vezes

Ao invés de lavar roupas várias vezes na semana, espere juntar uma quantidade maior de peças e lave de uma só vez. Assim, você aproveita toda a capacidade da sua máquina de lavar e evita o desperdício de água.

Reutilize a água

Sabe aquela água que a máquina usou para lavar as roupas e costuma ir ralo abaixo? Reutilize! Aproveite essa água com sabão para lavar calçadas e pátios, sapatos, tapetes e panos de chão, por exemplo.

Tem um bebê em casa que toma banho na banheira? Reserve e utilize essa água para jogar no vaso sanitário. Isso economizará muitas descargas. A água da chuva e do ar condicionado também pode ser captada em reservatórios, e utilizada para regar plantas, lavar o quintal e afins.


 Troque a mangueira pelo balde

Na hora de lavar o carro, dê preferencia por produtos que limpam a seco ou utilize baldes, ao invés da mangueira. Isso pode gerar uma economia de mais de 560 litros de água por lavagem.

Reutilize água para lavar calçadas

Neste momento de escassez, o ideal é que se evite utilizar água tratada somente para lavar calçadas e pátios. Uma boa alternativa é varrer bem o local e depois reaproveitar a água da lavagem de roupas para fazer essa limpeza.


Fique atento a vazamentos

Estar atento a vazamentos de água é extremamente importante, ainda mais em tempos de racionamento. Para se ter uma ideia, um simples furo de 2 milímetros, em um encanamento, desperdiça cerca de 3,5 mil litros de água em um único dia. Por isso, é tão essencial identificar.

E reparar um vazamento de forma rápida.