Aprenda como desentupir cano de pia

Aprenda como desentupir cano de pia

Quem nunca sofreu com um cano entupido dentro de casa? Boa parte dos casos de entupimento ocorre devido a erros no descarte de resíduos. Aquele restinho de comida que fica no prato e vai pelo ralo pode acabar no sifão, mecanismo responsável por fazer a interligação entre a saída da pia da cozinha e a tubulação de esgoto.

Para te ajudar a resolver o problema, vamos te ensinar como desentupir cano de pia através da limpeza do sifão.
Antes de te mostrar como desentupir cano de pia, vamos te explicar o que é o sifão. Feito em PVC ou metal, o sifão tem o formato curvo desenvolvido para garantir o escoamento da água de pias do banheiro e da cozinha até o sistema de coleta de esgoto.

Ou seja, retém detritos e outros objetos antes que eles passem mais para frente nos canos. O sifão também impede que os gases que se formam no esgoto retornem para dentro da casa.

COMO DESENTUPIR CANO DE PIA CUIDANDO DO SIFÃO

Mas para que este sistema funcione corretamente, é necessário que o sifão da pia seja limpo periodicamente, até porque por ali costumam cair restos de comida, pequenos objetos e outros resíduos que com o tempo causam a obstrução da passagem de água e entupindo a pia.

CADA TIPO DE SIFÃO É LIMPO DE UMA FORMA, MAS BASICAMENTE VOCÊ DEVE SEGUIR OS CINTO PASSOS SEGUINTES: 

1. Coloque um balde por baixo da pia antes de começar a limpeza, que vai ajudar a recolher a água que irá escorrer;
2. Solte as porcas que prendem o sifão na válvula da pia e no cano de saída do esgoto. Em alguns
3. Quando soltar o sifão, provavelmente ele terá água em seu interior, por isso tome cuidado para deixar esta água escorrer no balde, evitando assim sujeira em toda cozinha;
4. Depois lave o interior do sifão para que a sujeira acumulada (gordura, restos de comida, etc) se desprendem, e com isso o sifão possa ser utilizado por muito mais tempo;
5. Daí é só rosquear novamente o sifão abaixo da pia, que ele estará limpo e pronto para uso.