Aprenda como desentupir vaso com garrafa PET

Aprenda como desentupir vaso com garrafa PET

Aprenda como desentupir vaso com garrafa PET

Aprenda como desentupir vaso com garrafa PET – Em situações emergenciais, muitas vezes não dá tempo de buscar soluções fora de casa para resolver um vaso entupido, ou não queremos gastar dinheiro com um desentupidor de borracha. Você sabia que é possível desentupir vaso com garrafa PET?

Nada pior do que dar descarga e descobrir que o vaso sanitário está entupido, não é mesmo? Na hora do aperto, tentamos resolver o problema o mais rápido possível para não transbordar e evitar maus cheiros ou mais dor de cabeça.

Antes de partir para soluções mais drásticas que possam danificar o encanamento, trouxemos uma opção barata e simples para desentupir vaso: com garrafa PET. Essa opção também é mais ecológica, pois reaproveita uma embalagem que seria jogada fora.

Continue lendo para descobrir como fazer o seu próprio desentupidor de PET.


Materiais necessários

Para montar o seu desentupidor com garrafa PET, você precisará que alguns materiais fáceis de encontrar na sua casa:

Uma garrafa PET de 2 litros
Tesoura
Um cabo de vassoura
Fita isolante (opcional)
Instruções de montagem

Montar o seu desentupidor de garrafa PET é muito simples. Com a tesoura, corte o fundo da garrafa, um pouco abaixo da metade. Na boca da garrafa, coloque o cabo de vassoura. A maioria dos cabos ficará presa firmemente. Caso isso não aconteça, ou caso queira reforçar o desentupidor.

Você pode colocar uma fita isolante entre o cabo e a boca da garrafa pronto! O seu desentupidor caseiro está criado. Fácil, não?


Como desentupir vaso com garrafa PET

Agora que você já montou o seu desentupidor, vamos ensinar a usá-lo de maneira eficiente:

1- Insira o desentupidor no vaso sanitário e faça movimentos de vai e vem, criando um vácuo. Comece com movimentos mais lentos e vá aumentando a intensidade conforme a pressão for sendo criada.

2- Pode ser necessário repetir o movimento por vários minutos até que o vaso seja completamente desobstruído. Mantenha a pressão.

3- Depois de alguns minutos, dê a descarga e veja se a água está descendo normalmente. Caso ainda esteja bloqueado, tente novamente duas ou três vezes.

Após esses três passos, há grandes chances de o seu vaso ter desentupido.


O que fazer se o problema persistir?

Essa técnica provavelmente não irá funcionar caso haja algum objeto rígido atrapalhando o fluxo de água ou se o problema for mais sério. Nesse caso, a melhor solução é contratar uma desentupidora especializada, que conta com equipamentos modernos e equipe profissional preparada para lidar com essa situação de forma rápida e definitiva.

Ressaltamos que é muito importante você não tentar desentupir vaso com soda cáustica, pois, além de fazer mal para a saúde dos moradores, essa substância é terrível para o encanamento. Ela pode causar sérios danos, trazendo um problema muito pior que sairá caro para o seu bolso.


Desentupir o vaso sanitário com água sanitária

Caso o entupimento tenha acontecido por conta de dejetos humanos a água sanitária pode dar um jeito sem fazer muita bagunça e sem a necessidade de muito esforço físico. Jogue um pouco de água sanitária dentro do vaso e espere cerca de uma hora, depois tente dar a descarga.

Esse procedimento funciona, mas nem sempre. Portanto tenha a certeza de que o entupimento aconteceu por causa de excrementos.


Desentupindo o vaso com vinagre e bicarbonato

A mistura de ½ copo de bicarbonato com ½ copo de vinagre pode ajudar bastante a desentupir pias e ralos. Ele também é um poderoso aliado na hora de desentupir o vaso sanitário. Basta jogar a mistura no vaso e esperar 25 minutos antes de tentar dar a descarga. Caso não funcione não tente novamente, pois essa não vai ser a solução.


Como improvisar um desentupidor com uma bola de plástico

Sabe aquelas bolas de plástico igual à do personagem Quico, do famoso e saudoso Chaves? Aquelas bolas vedam perfeitamente o vaso sanitário e podem ser usados para criar um vácuo para desentupir o vaso. Para realizar a façanha basta colocar a bola em cima do vaso e empurra ela um pouquinho.

Quando tiver certeza que não há por onde o ar entrar, dê a descarga. A pressão do vácuo irá fazer com que o objeto seja empurrado para baixo e desobstrua a passagem.