Aprenda como limpar a caixa de gordura rapidamente – A limpeza da sua caixa está em dia? Não? Então confira nosso post da semana e aprenda como limpar a caixa de gordura rapidamente.

com materiais que você certamente já tem em casa, e descubra a importância de realizar esse procedimento periodicamente. A caixa de gordura é um tanque instalado dentro ou fora das construções, que tem a função de reter toda a gordura lançada na pia, para que ela não chegue à rede de esgoto.

Em Curitiba, o uso da caixa de gordura é obrigatório, determinado pela Lei 13.634/2010, assim como em diversas outras cidades. Tão importante quanto ter a caixa, é realizar a limpeza correta dela, para que esteja sempre em pleno funcionamento. Uma caixa entupida pode ocasionar mau cheiro, retorno do esgoto para dentro de casa.

Escoamento lento do ralo da pia, transbordamento e proliferação de pragas. Em residências, é aconselhável que se realize a limpeza da caixa de seis em seis meses, dependendo do hábito dos moradores. Por isso, separamos um tutorial básico de como limpar a caixa de gordura, com itens básicos que você certamente tem em casa.

E o melhor: você vai levar no máximo 10 minutos para fazer isso!


Em caixas de gordura com cesto de limpeza

Para realizar a limpeza da caixa de gordura com cesto, você vai precisar dos seguintes materiais:

– Um par de luvas de borracha;

– Chave de fenda;

– Um saco de lixo resistente;

– Esponja e detergente.


Como fazer?

– Para começar, vista a luva;

– Em seguida, retire a tampa da caixa de gordura, com ajuda da chave de fenda;

– Caso sua caixa seja do modelo mais moderno, existirá um cesto de limpeza dentro dela. Então é só retirá-lo e despejar toda a gordura dentro do saco de lixo;

– Depois, lave o cesto em água corrente, com esponja e detergente;

– Recoloque o cesto novamente no lugar e feche a caixa;


Em caixas de gordura sem cesto de limpeza

Para realizar a limpeza da caixa de gordura sem cesto, você vai precisar dos seguintes materiais:

– Um par de luvas de borracha;

– Chave de fenda;

– Um saco de lixo resistente;

– Peneira;

– Espátula.


Como fazer?

– Para começar, vista a luva;

– Em seguida, retire a tampa da caixa de gordura, com ajuda da chave de fenda;

– Utilize a espátula para raspar a gordura grudada nas paredes, no interior da caixa;

– Se sua caixa de gordura não possui o cesto, o trabalho de tirar o resíduo deve ser feito manualmente. Para isso, utilize uma peneira para pescar a gordura e descarte no saco plástico;

– Realize o procedimento até tirar todo o resíduo da caixa e, ao terminar, tampe a caixa.

Fique atento!

Nunca utilize água quente ou soda cáustica para limpar a caixa de gordura. Isso fará com que a gordura dissolva e escoe com a água para os canos. Porém, ao esfriar, a gordura volta a endurecer, podendo entupir e danificar a tubulação.

Além disso, ao dissolver a gordura, ela acaba escoando junto com a água e prejudicando toda rede de esgoto, inutilizando a função da caixa de gordura.


Para que serve a caixa de gordura?

Ao lavarmos a louça, é comum que o descarte da gordura proveniente do preparo dos alimentos seja feito diretamente na pia. Pouca gente sabe, mas essa atitude é muito prejudicial, já que a gordura acaba endurecendo dentro dos encanamentos, podendo provocar a obstrução do sistema hidráulico.

Além disso, essa gordura vai parar no meio ambiente, poluindo-o. Para se ter uma ideia, 1 litro de óleo é capaz de poluir cerca de 20 mil litros de água. Como a camada de óleo não é capaz de se misturar com a água, ela flutua, impedindo que a luz do sol penetre e atrapalhando a biodiversidade nos rios e oceanos.

Muitos municípios já possuem leis específicas que tornam obrigatório o uso da caixa de gordura nas residências, e não é para menos. Sua utilização evita que grande parte dessa gordura chegue aos encanamentos e, posteriormente, ao ecossistema.

Ela funciona como uma espécie de filtro, aproveitando que a densidade do óleo e da água são diferentes para acumular o óleo dentro da caixa de gordura. Assim, não haverá comprometimento da rede hidráulica da residência, reduzindo as chances de a poluição chegar à natureza.


Como limpar sua caixa de gordura?

Como você já sabe, a limpeza de caixa de gordura contribui para que não ocorram transbordamentos e também para que não haja nenhuma contaminação dos sistemas hidráulicos que interfiram na água que você consome. Para ajudar você a fazer uma boa limpeza de fossa, preparamos este simples passo a passo.

E não se preocupe, essas instruções podem ser seguidas se a sua caixa de gordura estiver alocada em um ambiente externo e também dentro da cozinha ou lavanderia. Acompanhe!