Aprenda como limpar sifão de pia de modo fácil

Aprenda como limpar sifão de pia de modo fácil

Aprenda como limpar sifão de pia de modo fácil – Está com problemas de entupimento e quer aprender como limpar sifão de pia de modo fácil? Confira o post desta semana e entenda também a importância de realizar essa limpeza regularmente em sua residência. Os sifões são peças essenciais para o funcionamento de qualquer pia.

Eles auxiliam no escoamento da água e impedem que os gases, presentes no esgoto, retornem para dentro da casa.


Por que limpar o sifão da pia?

Como tudo que cumpre uma função, o sifão também exige cuidados e manutenção periódica para continuar executando sua tarefa com êxito. Por receber uma demanda de água e resíduos vindos da pia, o sifão acumula sujeiras em seu interior, o que, com o tempo, acaba atrapalhando a passagem rumo ao esgoto.

Com isso, é aconselhado que periodicamente seja realizada uma limpeza no sifão das pias, com o objetivo de retirar o máximo de resíduos que tenham ficados presos ali. No sifão da pia é muito comum o aglomerado de fios de cabelo, pelos e afins. Já na pia da cozinha, os vilões costumam ser os restos de comida e a gordura.

Que viram uma pasta e grudam no interior do sifão. É recomendado que a limpeza seja feita ao menos uma vez por mês, nas pias do banheiro e cozinha, já nos tanques da lavanderia o prazo pode ser um pouco maior, devido sua utilização menos frequente.

Para diminuir as sujeiras e resíduos dentro do sifão, utilize peneiras nos ralos de todas as pias, assim você evita que eles passem e cheguem até lá.


Como limpar sifão de pia

A limpeza do sifão de pia é bem simples, confira o passo a passo:

Passo 1: Coloque um balde debaixo da pia, onde está o sifão, desenrosque-o com cuidado e despeje a água que sair da peça dentro do recipiente;

Passo 2: Ao desenroscar ambas as pontas do sifão, certamente já vão ter diversos resíduos grudados nele, na saída da pia e da parede. Aproveite para tirá-los e limpe as saídas com água e sabão, com a ajuda de uma escova de dente;

Passo 3: Coloque o sifão dentro de um balde e leve-o para um tanque ou torneira do jardim, por exemplo. Com a ajuda de uma escova, lave o sifão com água e detergente, retirando o máximo de sujeira possível lá de dentro;

Passo 4: Com o sifão limpo, recoloque-o novamente no lugar. Lembrando que você nunca deve deixar o sifão esticado. O correto é que ele fique ligeiramente curvado (como na imagem abaixo), para que sempre fique um pouco de água parada ali e o cheiro do esgoto não retorne ao ambiente.


Fique atento!

Se o sifão já estiver em estado crítico, é melhor não insistir em limpar. Vá até o material de construção mais próximo e adquira um novo. Essas peças costumam ter preços acessíveis, ainda mais se forem dos modelos mais simples.


Outras formas de limpar o sifão

Existem outras formas que podem ser complementares à limpeza de retirada do sifão, confira:

Água quente e sabão em pó

Modo de fazer: coloque uma porção generosa de sabão em pó em cima do ralo da pia. Depois jogue a água fervente, fazendo movimentos circulares para alcançar todos os lados dos canos. A água quente, junto com o sabão em pó, vai fazer a gordura e a sujeira dos canos se soltarem e saírem. É indicado que essa limpeza seja feita semanalmente.

Bicarbonato e vinagre

Modo de fazer: despeje duas colheres de bicarbonato de sódio dentro do ralo e, em seguida, coloque meio copo de vinagre e tampe o ralo com um pano.