Como acabar com o mau cheiro dos ralos

Como acabar com o mau cheiro dos ralos

Como acabar com o mau cheiro dos ralos – O mau cheiro em ralos é um grande desconforto que pode atrapalhar toda a vivência dos moradores de uma residência, o pior ainda é que esse pode ser um problema difícil de ser resolvido e muitas vezes já começamos a pensar na necessidade de contatar uma desentupidora especializada.

Sempre que notamos um certo mau cheiro em algum ralo, seja do chuveiro ou de qualquer pia da casa, já começa a preocupação com o quanto vamos ter que gastar e quanto tempo iremos ter que lidar com esse cheiro ruim. Mas existem algumas maneiras simples e até mesmo naturais para resolver esse probleminha.

Algumas vezes nem precisa desentupir o encanamento. Nós temos a solução para problemas de mau cheiro de esgoto. Confira algumas dicas valiosas para acabar com o mau cheiro dos ralos da sua casa.


Como prevenir o mau cheiro em ralos

A melhor coisa a se fazer é sempre tentar evitar o problema, principalmente em uma área tão sensível como o encanamento do seu lar, afinal um entupimento pode gerar transtornos muito maiores que apenas mau cheiro. Por esses motivos que é importante saber como evitar que o ralo e o encanamento fiquem obstruídos.

Uma valiosa dica é comprar um protetor de ralo, conhecido como “chapéu de chinês”. Ele evita que dejetos e restos de comida entrem no ralo e se alojem no encanamento, podendo causar graves entupimentos. No caso das pias de banheiro é preciso verificar se a grade de proteção de proteção está em um tamanho que evite que escovas de dente.

E objetos pequenos possam entrar pelo cano. Além de tomar cuidado com os dejetos que caem dentro do ralo é importante nunca, nunca mesmo, despejar óleo dentro do encanamento. Além de o óleo ser o maior vilão dos canos ele também é um dos maiores poluidores de rios e mares do mundo. Seja consciente.

Mesmo seguindo esses métodos de prevenção o seu encanamento ainda não está completamente seguro. É importante ferver um pouco de água e despejar pelo ralo, esperar alguns segundos e então jogar um pouco de água fria. Esse procedimento derrete toda a gordura que pode estar grudada nas paredes do cano causando entupimentos.

E um cheiro desconfortável. Faça isso 2 vezes por semana e tenha certeza de que seus canos ficaram livre do mau cheiro e do entupimento por meses, até anos.


Como acabar com o mau cheiro já existente

Talvez seja um pouco tarde para conseguir evitar o problema e você já esteja enfrentando um mau cheiro e precisa fazer o desentupimento ou dar um jeito no odor o quanto antes. Para isso existe algumas soluções bem simples e completamente eficientes.

A mais comum e mais usada é misturar Bicarbonato de sódio e Vinagre para acabar com o problema de uma vez por todas.

Como fazer:

Primeiro você precisa colocar 2 colheres de bicarbonato de sódio dentro do cano que está com mau cheiro ou entupido;
Depois jogue meio copo de vinagre dentro do cano e cubra o ralo com um pano;
Espere 25 minutos, tire o pano de cima do ralo e despeje água fervente.
Esse simples procedimento irá desgrudar toda a sujeira do cano, que provavelmente está causando o mau cheiro e o entupimento. A água fervente irá empurrar toda a sujeira pelo encanamento resolvendo seu problema.

Se você acha que o cheiro precisa de um cuidado ainda mais “potente”, uma excelente solução é substituir o vinagre por suco de limão quente, assim você terá um cheiro de frescor no cano.

O fermento em pó é um grande aliado para desentupir ralos também. Ele também funciona com o mesmo princípio da solução de bicarbonato.

Como fazer:

Coloque algumas colheres de fermento em pó dentro do cano com mau cheiro;
Despeje água fervente cano abaixo, assim sujeira junto com o mau cheiro serão levados embora.
Nesse método o suco de limão também terá mais potência e deixará um cheiro bem agradável.


O que fazer se o cheiro não passar?

Se depois de seguir esses métodos o ralo continuar com um cheiro ruim, se a água estiver descendo devagar ou fazendo muito barulho para descer, talvez o problema seja um entupimento mais grave. Também é possível que o entupimento seja na caixa de gordura ou na caixa de coleta geral.

Esses problemas exigem um maior conhecimento e até mesmo o uso de equipamentos mais específicos para trabalho de desentupimento. Portanto, se mesmo seguindo essas dicas você ainda estiver enfrentando problemas com o seu ralo a solução é buscar a ajuda de uma desentupidora.