Como desentupir caixa de gordura com bicarbonato?

Como desentupir caixa de gordura com bicarbonato?

Como desentupir caixa de gordura com bicarbonato? – A caixa de gordura é um dos principais pontos da instalação hidráulica em diferentes ambientes. Essa estrutura é responsável por proteger toda a tubulação de entupimentos. Muito além disso, ela também protege o sistema.

De tratamento de esgoto, por evitar que a gordura vá para o sistema geral. A caixa de gordura é tão importante que ela é obrigatória em toda nova instalação hidráulica, em casas, apartamentos e até mesmo em ambientes comerciais. Porém, muito mais importante do que a presença.

Da caixa, é fundamental saber como deve ser feita a limpeza da caixa de gordura. Essa limpeza pode ser realizada de diferentes maneiras e o bicarbonato pode oferecer um excelente auxilio para a limpeza dessas estruturas.

A Desentupidora Porto Alegre é especialista nesse assunto e oferecemos os melhores serviços de limpeza e desentupimento de caixa de gordura. Com isso em mente, estamos trazendo algumas dicas para a limpeza ser realizada de forma eficiente e sem nenhuma dor de cabeça.

Confira como você pode utilizar o bicarbonato para limpar a caixa de gordura!


O bicarbonato é uma excelente ferramenta para desentupir canos

Você sabia que o bicarbonato é uma excelente maneira de desentupir canos entupidos com gordura? Por causa de sua reação química com certos produtos, ele desprende placas de gordura e resolve diferentes obstruções.

O desentupimento com o bicarbonato funciona da seguinte maneira:

Retire toda a água de dentro da pia onde há o entupimento. Coloque uma colher de bicarbonato e em seguida jogue dois copos de água quente. Aguarde cerca de 15 minutos e adicionei um copo de vinagre.

Tape o ralo com uma tampa ou algum pano e espere alguns minutos. A mistura começará a efervescer liberando a sujeira que está bloqueando a passagem da água. Assim que a efervescência diminuir, retire o pano e jogue água fria dentro do cano para empurrar a sujeira.

Nota: Substituir água quente por suco de limão quente é uma ótima ideia, já que ele potencializa a mistura e deixa um cheiro agradável na pia. Esse procedimento pode funcionar da mesma forma com a caixa de gordura caso ela esteja entupida.

No entanto, é muito importante ressaltar que a caixa deve estar sem água para que o bicarbonato tenha o efeito esperado.


O bicarbonato como uma parte da limpeza da caixa de gordura

Enquanto o produto pode ser utilizado para desentupir a caixa de gordura, o melhor uso do bicarbonato está na limpeza periódica realizada na caixa de gordura. A limpeza é um dos pontos principais para garantir a manutenção de todo o sistema hidráulico de um local.

No caso da caixa de gordura, é necessário remover a gordura das paredes e da proteção do cano com uma certa frequência apontada pelos fabricantes. Cada tipo de instalação possui um período diferente, mas contam com várias similaridades.


Como limpar a caixa de gordura

A caixa de gordura deve ser limpa para evitar que ela entupa e também para evitar que o sistema de tratamento de esgoto seja prejudicado. A limpeza é bem simples e exige bastante trabalho manual.

Na maioria dos modelos, use as luvas para proteger as mãos e abra a tampa da caia de gordura com a chave de fenda. Se ela tiver um cesto de limpeza, basta retirá-lo pela alça e jogar toda a gordura dentro da sacola plástica.

Caso não possua o cesto, use as mãos (cobertas com luva) ou algum recipiente para tirar a gordura. Nas caixas de gordura de alvenaria, os dejetos costumam grudar na parede e pode ser necessário uma espátula para a remoção completa do material.

E justamente nesse ponto que o Bicarbonato faz toda a diferença! Ao invés de ficar tentando remover a gordura com uma espátula e sem muita eficiência, você pode usar o Bicarbonato para limpar completamente as paredes e todas as peças que estão com acúmulo de gordura.

Utilizando o mesmo princípio do desentupimento dos canos. Faça o mesmo procedimento indicado para desentupir canos dentro da caixa de gordura. O bicarbonato vai soltar as placas de gordura das paredes da estrutura e facilitar bastante toda a limpeza.

Lembrando que a caixa de gordura teve estar vazia e sem água para que a combinação dos produtos tenha efeito.


Quando deve ser feita a limpeza da caixa de gordura?

Essa é uma dúvida muito comum para quem tem esse sistema instalado em um ambiente e precisa realizar a limpeza. No entanto, não existe uma regra específica para determinar quando a caixa de gordura deve ser limpa.

O ideal é ficar de olho na quantidade de gordura presente na caixa, quando ela começar a encher, é hora de limpar. Um dos sinais de que está na hora de realizar a limpeza é o escoamento lento da água da pia ou então um barulho de gargalo quando a água está escoando.

De forma geral, é recomendado os seguintes períodos:

De 6 em 6 meses para as caixas localizadas em residências comuns;
De 3 em 3 meses para caixas de gordura de apartamentos;
De 1 em 1 mês em bares e restaurantes de pequeno porte ou pousadas e albergues;

Com esses períodos como base, é possível ter a certeza de que a caixa está em excelentes condições, sem representar riscos para você e sua família ou funcionários e clientes.


Limpeza profissional de caixa de gordura

A limpeza profissional é feita de forma diferente e é indicada para caixas de gordura maiores e que recebem muito fluxo de água ou que estejam em uma situação de entupimento completo.

A limpeza profissional é feita através de um tubo de sucção capaz de remover toda a gordura das paredes, do cano de entrada e saída e deixar a caixa livre da sujeira.

Lembre-se que é importante contar sempre com uma empresa profissional credenciada e com experiência. Procedimentos realizados de forma inadequado podem causar danos à caixa de gordura.

Por isso, conte com a Desentupidora Porto Alegre para limpeza de caixa de gordura em São Paulo, na região e no litoral. Com mais de 20 anos de experiência, estamos prontos para atender a nossos clientes a qualquer momento. Realizamos limpezas rotineiras e também emergências.

Sempre com eficiência e agilidade.