Como desentupir cano com gordura: dicas e prevenção

Como desentupir cano com gordura: dicas e prevenção

Como desentupir cano com gordura: dicas e prevenção – Está com sua pia da cozinha entupida e precisa de uma ajudinha para resolver isso? Confira nossas dicas de como desentupir cano com gordura e como se prevenir para não passar por novos problemas como este.

A gordura é uma grande inimiga dos encanamentos. Ela está presente nas louças e, muitas vezes, também no descarte inadequado do óleo de cozinha no ralo.


Causa e prevenção do entupimento

Diferente do que se imagina, esse óleo não vai totalmente embora com a água. Parte dele gruda na parede dos canos, formando uma camada gordurosa, que endurece e, com o tempo, vai atrapalhando o escoamento da água, até bloquear por completo, quando ocorre o entupimento.

Além disso, essa gordura descartada inadequadamente pode prejudicar não só a sua tubulação, mas a rede de esgoto de toda região. Sem contar que o óleo também é bastante prejudicial ao meio ambiente.

Por isso, a melhor forma de evitar problemas com cano entupido por gordura, é a prevenção. Após utilizar o óleo de cozinha, armazene as sobras em um recipiente e encaminhe para um ponto de coleta adequado.


Como desentupir cano com gordura usando água e detergente

A mistura simples de água e detergente pode fazer milagres, quando o assunto é remoção de gordura, e pode te ajudar a resolver o seu problema.

Como fazer?

É simples! Sem água na pia e no sifão, despeje uma quantidade generosa de detergente no ralo, ao redor do cano, e deixe agir por alguns minutos. Depois derrame 1 litro de água fervente no mesmo local.

Esse processo faz com que a gordura que está impedindo a passagem da água se dissolva, desentupindo a pia. Você também pode realizar essa técnica de 15 em 15 dias, como forma de prevenção contra o entupimento causado por gordura.


Refrigerante de cola para desentupir cano com gordura

Pode até parecer estranho, mas o refrigerante de cola é um excelente removedor de gorduras. Em sua fórmula, possui uma alta concentração de ácido fosfórico, uma substância ácida que pode ajudar a dissolver a gordura do cano da sua pia.

Para isso, basta despejar 2 litros da bebida, contornando lentamente o ralo. Depois aguarde alguns minutos e jogue 1 litro de água fervente para enxaguar. Se o entupimento não for grave, esse procedimento simples poderá resolver.


Desentupidor tradicional para desentupir cano com gordura

O desentupidor tradicional também é um ótimo aliado contra a gordura e, para usá-lo, não tem segredo.

Como fazer?

– Coloque um pouco de água na pia (o suficiente para cobrir o ralo);

– Posicione o desentupidor sob o ralo e pressione-o, até sentir que ele está firme e bem vedado;

– Pressione o cabo do desentupidor para cima e para baixo durante 1 minuto. O vácuo formado pelo desentupidor é capaz de empurrar a gordura cano abaixo e livrar a passagem para água, desentupindo a pia;

– Após o procedimento, retire o desentupidor e verifique se a água voltou a escoar. Caso contrário, repita o processo.


Fique ligado!

Lembrando que nunca é indicado o uso de cabo de vassoura, barra de ferro ou outros objetos inadequados, no intuito de tentar desentupir a força. Isso pode danificar a tubulação, o que aumenta seu prejuízo.

Também é contraindicado o uso de soda cáustica para desentupir cano com gordura, devido ao perigo de saponificação que pode ocorrer. Confira nosso post Usar soda cáustica para desentupir tubulações realmente funciona? e entenda mais sobre o assunto.

Técnicas essas, como citadas acima, são bastante eficazes em caso de entupimento simples, causado por gordura. Caso não funcionem, pode ser que o problema esteja mais agravado. Nessas situações, entrar em contato com um serviço profissional de desentupidora é a melhor solução.