Como desentupir com vinagre e bicarbonato

Como desentupir com vinagre e bicarbonato

Como desentupir com vinagre e bicarbonato – Você sabia que a simples mistura de dois ingredientes básicos, que certamente tem em sua casa, pode te ajudar a desentupir aquele ralo entupido? Confira o post desta semana e descubra como desentupir com vinagre e bicarbonato.

O bicarbonato de sódio (NaHCO3) é um tipo de sal, de pH alcalino, muito conhecido por sua vasta utilidade. Ele é utilizado na culinária, como antiácido ou fermento, no combate a maus odores, devido sua ação antisséptica, além de ser um excelente aliado na limpeza.

E suas funcionalidades não param por aí: o bicarbonato, quando aliado ao vinagre, tem um poder efervescente, capaz, até mesmo, de desentupir canos com gordura, de modo fácil. Quer saber mais sobre essa receita caseira potente? Continue lendo este blog post!


Como desentupir com vinagre e bicarbonato

Vinagre e bicarbonato são dois produtos simples e baratos, que certamente você tem em casa. Os dois ingredientes, ao se misturarem, formam uma potente solução. Isso porque, ao entrarem em contato, as substâncias criam uma reação química que desencadeia uma forte efervescência, capaz de desgrudar a gordura dos canos.

E dejetos orgânicos que possam estar obstruindo a passagem da água. Portanto, se você está com a pia ou ralo entupido, essa receita pode ser uma solução rápida, fácil e barata para seus problemas. Confira o passo a passo:

O que vai precisar?

– 2 colheres de sopa de bicarbonato de sódio;

– 1 xícara de chá de vinagre;

– 1 tampa de ralo ou um pano;

– 1 limão (opcional);

– 500 ml de água fervente.

Como fazer?

Passo 1 – Despeje o bicarbonato de sódio bem no centro do ralo. Em seguida, faça o mesmo com o vinagre;

Passo 2 – Ao fazer isso, certamente você já vai ouvir o barulho da reação química acontecendo. Então, vede a saída do ralo com a tampa ou com um pano. Isso vai intensificar o efeito da mistura;

Passo 3 – Aguarde 10 minutos e, então, destampe o ralo. Se quiser, esprema um limão dentro dele. O ácido ajuda a neutralizar odores e também contribui para a corrosão dos resíduos.

Passo 4 – Para finalizar, despeje a água fervente e verifique se o ralo já está escoando corretamente.


Solução de vinagre e bicarbonato para prevenção de entupimentos

A receita que ensinamos acima também pode ser utilizada de forma preventiva para remover a gordura acumulada no encanamento, antes que ela cause, efetivamente, um entupimento. Ela pode ser realizada a cada 15 dias e é indicada para ralos da cozinha e banheiro, principalmente.


Como desentupir vaso sanitário sem desentupidor

Existem algumas maneiras de se “improvisar” um desentupidor. Todas funcionam da mesma forma, vedando a passagem de ar e criando um vácuo para que a própria força da água empurre a obstrução.

Aprenda quais são as quatro principais maneiras de realizar esse procedimento.


Como desentupir vaso sanitário com uma garrafa pet

O método da garrafa Pet é o mais conhecido entre as maneiras de desentupir privada. Ele é simples, rápido de fazer e não gasta nada. O procedimento é bem simples. Primeiro é necessário “construir” a estrutura do desentupidor:

Corte uma garrafa Pet de 2 litros a cerca de 5 dedos do fundo;
Encaixe a boca da garrafa em um cabo de vassoura;
Prenda bem a boca ao cabo com fita isolante ou outro vedador;
Pronto o seu desentupidor improvisado está feito!

Agora basta usar ele como um desentupidor comum: Enfiando no fim da privada (onde a água “vai embora”) e estocando algumas vezes para que o ar empurre a obstrução.


Como desentupir vaso sanitário com papel filme

O papel filme também é um forte aliado para desentupir privadas. Ele também cria um forte vácuo para empurrar qualquer obstrução. Para desentupidor o vaso usando papel filme, basta fazer:

Coloque 4 ou 5 camadas de papel filme na tampa da privada, lembrando que não pode ficar nenhuma passagem de ar;
Verifique se está tudo selado e feche a tampa do vaso;
Agora dê a descarga para que se crie um vácuo. A pressão da água irá expulsar o bloqueador do caminho;


Fácil e rápido!

Mas lembre-se que é importante usar pelo menos 4 camadas de papel filme ou a pressão do vácuo pode rasgar o filme.

Como desentupir vaso usando toalha
Uma toalha enrolada e molhada também pode ser usada para vedar a entrada de ar e se livrar do entupimento.

Desentupimento o vaso usando toalha:

Enrole uma toalha molhada e a posicione sobre a borda da privada. Se apenas uma toalha não cobrir toda a borda, use duas;
Feche o acento e a tampa e sente em cima;
Dê a descarga para que o vácuo empurre a obstrução;
Lembrando que a toalha precisa cobrir toda a borda da privada, ou não haverá pressão o suficiente para resolver o problema de entupimento.