Como Desentupir Esgoto

Como Desentupir Esgoto

Como Desentupir Esgoto – Para saber como desentupir esgoto, você pode utilizar um desentupidor de borracha utilizando a pressão da água. O lavatório ou tanque a desentupir tem de estar cheio e o escoadouro de emergência tem de estar bloqueado com um pano úmido. Deve segurar o desentupidor por cima do escoadouro bombeando para cima e para baixo. Isto vai obrigar a água a sair pelo cano e assim desentupi-lo. Outra forma de desentupir é optar por uma bomba ou um produto de limpeza em aerossol. Esta forma de desentupir cria maior pressão e somente podem ser usados com o tanque vazio

Como Desentupir Esgoto – Desentupir Sanitas

Para desentupir sanitas pode encontrar versões maiores de desentupidores e de bombas para utilizar em casas de banho. O cabo flexível também tem de ser maior. A extremidade deste deve passar a curva em U até chegar ao bloqueio, altura em que apenas deve ser suficiente rodá-la.

Como Desentupir Esgoto – Tipos de Desentupidores

Há outro tipo de desentupidores que são constituídos por um cabo de aço flexível com uma cabeça com formato especial numa das extremidades e, por vezes, uma pega rotativa na outra. É passado através do escoadouro e ao longo do cano até atingir o bloqueio, altura em que a cabeça é virada para abrir o bloqueio e permitir que a água passe livremente. Este tipo de desentupidor não pode ser usado num sifão.

Como Desentupir Esgoto – Como retirar o sifão

Se estes métodos não solucionarem o problema e se o filtro for do tipo garrafa, terá de retirar o sifão. Ponha um balde por baixo e desaperte a ligação com a mão. Se o bloqueio for no sifão, deve conseguir tirá-lo. Se for mais abaixo,retirar o sifão para ter mais espaço. Depois de desentupido, volte a colocar o sifão, certificando-se de que está tudo no sítio.

Como Desentupir Esgoto – Utilizar varetas de drenagem

As varetas de drenagem são usadas para limpar canos quando existe um entupimento entre uma câmara de inspeção cheia e a seguinte vazia. Quando encontrar a câmara vazia, volte à anterior cheia e coloque as varetas nesse ponto. As varetas de drenagem vêm com um conjunto- bombas para empurrar o bloqueio ao longo dos canos, raspadoras para o puxar para trás e parafusos sem-fim ou rodas de limpeza para o fazer sair. Comece por um parafuso sem-fim ligado a duas varetas, descendo-o até ao fundo da câmara. Procure o canal semi–redondo no fundo da câmara e empurre o parafuso ao longo deste até entrar no cano no fundo. Empurre-o ao longo do cano, adicione mais varetas à extremidade livre e vire apenas as varetas no sentido dos ponteiros do relógio, caso contrário podem desenroscar-se. Continue a trabalhar até que a água corra para a câmara vazia e depois use uma raspadora e uma bomba para abrir a secção subterrânea do cano.

Nota: Os canos de esgoto maiores, aos quais os canos podem estar ligados, e os canos de esgoto das casas de banho também podem ficar entupidos, necessitando de versões maiores das mesmas ferramentas.

Como Desentupir Esgoto – O que fazer se esgotos e canalizações estiverem entupidos

Se tiver um cabo de aço flexível maior pode usá-lo para desentupir os canos subterrâneos. O cabo deve ser introduzido pelo esgoto aberto ao longo da canalização até atingir o bloqueio. O cano de esgoto principal é sempre vertical, quer dentro quer fora de casa. Se estiver entupido, o melhor para o desentupir será abrir a tampa de inspeção e usar um cabo flexível ou então varetas de drenagem para fazer sair o que o está a entupir.

Como Desentupir Esgoto – Algumas sugestões práticas:

Para manter os canos de esgoto limpos livres de sujidade e lixo, introduza de vez em quando soda cáustica no escoadouro. Isto irá evitar que a gordura se acumule. Os detergentes de limpeza químicos podem ser usados da mesma forma. Se o entupimento for total isto não vai resolver nada.


Como Desentupir Esgoto com Gordura

Canos entupidos com gordura são os incidentes mais comuns relacionados ao encanamento da cozinha. Isso acontece porque a maioria das pessoas ainda tem o costume de descartar óleo de cozinha pelo ralo. Até mesmo quem tem o costume de jogar o óleo em lugares adequados acaba deixando passar uma vez ou outra.

Esse óleo acaba acumulando dentro dos canos. A gordura e o óleo esfriam e criam uma crosta na parede do encanamento. Após um tempo a passagem de água fica muito apertada para realizar o escoamento correto. Em casos mais graves o cano é completamente fechado pela gordura, causando um grande desconforto. Além de causar um grande problema para o encanamento e para a caixa de gordura, o óleo de cozinha também é altamente poluente para a água potável.

Um litro de óleo é capaz de poluir 20 mil litros de água. Essa é uma verdadeira ameaça para todos os corpos d’água da região. Infelizmente, apesar do entupimento por gordura ser algo comum, não é tão simples conseguir desentupir esse tipo de obstrução. Geralmente a única forma de resolver esse tipo de obstrução é através de ajuda profissional. Mas como diz o velho ditado: É melhor prevenir do que remediar. Sempre pense nisso na hora que lembrar do encanamento.

Saiba como evitar o entupimento do seu esgoto:

  • Nunca jogue nenhum tipo de objeto sólido pelo encanamento;
  • Antes de lavar a louça jogue todo o resto de comida no lixo, nunca pelo ralo. Por menor que seja o resto de comida, ele pode acabar acumulando com outros restos jogados no encanamento e causar uma obstrução difícil de ser removida;
  • Óleo de cozinha está -proibido- dentro do ralo. Lembre-se que além de causar um grande problema para o seu encanamento, ele também causa grandes transtornos para a natureza e para as companhias de água e tratamento de esgoto;
  • Para prevenir que os canos sofram algum tipo de obstrução por conta do acúmulo de gordura, ferva um litro de água e jogue pelo encanamento. Faça isso pelo menos uma vez por semana.

Como desentupir esgoto com gordura

Como dissemos antes, infelizmente é bem difícil de se livrar de um entupimento causado por gordura, por isso é tão importante prevenir. Mas se você precisa dar um jeito no encanamento entupido por gordura há algumas formas que podem funcionar.

  • Caso a pia esteja seca e sem água no cano, tente jogar um pouco de detergente. Após alguns minutos jogue água quente dentro do cano para tentar empurrar a obstrução. O detergente quebra as partículas de gordura e pode acabar desobstruindo o caminho;
  • Água quente com bicarbonato também pode funcionar. Para realizar o desentupimento dessa maneira é preciso jogar bicarbonato dentro do cano e logo depois água quente. Espere a solução agir por alguns minutos e depois jogue mais água para empurrar a obstrução. Substituir a água quente por suco de limão fervendo pode potencializar o efeito;
  • O bicarbonato de sódio junto com o vinagre também pode resolver a obstrução causada por gordura. Coloque duas colheres de bicarbonato dentro do cano, logo após despeje vinagre dentro do ralo e cubra com um pano. Espere 25 minutos e despeje água quente dentro do cano. O suco de limão também funciona nesse método;
  • Se a obstrução precisar de um “empurrãozinho” a mais, enfie uma mangueira pelo cano e tente usar a pressão da água para empurrar a gordura;

Obs: Nunca tente forçar o cano com objetos como cabos de vassoura ou barras de ferro. Isso pode causar rachaduras ou até mesmo quebrar o encanamento inteiro.

Estes métodos geralmente funcionam com entupimentos simples causados por gordura. Porém se nenhum deles funcionar é melhor não tentar mais nada e chamar ajuda profissional. O uso de produtos químicos não é recomendado, afinal eles podem causar danos ao encanamento, além de apresentarem um grande risco para a integridade física de quem está manuseando o produto. Para a sua segurança e a segurança do seu imóvel, conte com uma empresa especializada.