Como desentupir o ralo de quintal de modo simples

Como desentupir o ralo de quintal de modo simples

Como desentupir o ralo de quintal de modo simples – Está com problemas de entupimento ou escoamento lento no ralo da parte externa da sua casa? Isso pode ser um problema mais recorrente do que imagina. Por isso, confira aqui algumas dicas de como desentupir o ralo do quintal de modo simples.

Por mais limpo que seja o quintal de sua casa, esse ainda é um local que costuma receber resíduos de poeira, pelos de animais, além de folhas de árvore e por aí vai. Quando a chuva vem, acaba arrastando todos esses detritos direto para o ralo.

O ralo, por sua vez, não é preparado para receber tudo isso e, por consequência, acaba entupido. E aí é que geralmente começam os problemas com alagamento, além de proliferação de pragas, como ratos e baratas.

Por isso, ao menor sinal de um futuro entupimento, como escoamento lento, é recomendado que você já tome providências para a remoção dos detritos.

Se o ralo da sua casa já está bem entupido ou ainda está começando a dar sinais de que algo não está indo bem, confira algumas dicas que separamos de como desentupir o ralo do quintal de modo simples:


Como desentupir o ralo do quintal com desentupidor

Se o ralo já estiver bem entupido, naquele nível de água transbordando, um desentupidor certamente pode te ajudar. O utensílio é a forma mais eficaz de desentupir ralos, sem precisar contatar a ajuda de um profissional. E para utilizá-lo é fácil!

Como fazer?

– Com um pouco de água sob a superfície, posicione o desentupidor no ralo e pressione-o, até sentir que ele está bem firme e vedado;

– Pressione o cabo do desentupidor para cima e para baixo durante 1 minuto. O vácuo formado pelo desentupidor é capaz de empurrar os detritos cano abaixo e livrar a passagem para água, desentupindo o ralo;

– Após o procedimento, retire o desentupidor e verifique se a água voltou a escoar. Caso contrário, repita o processo.


Como desentupir ralo utilizando uma mangueira

A própria mangueira do quintal pode ser utilizada como aliada na hora do desentupimento. Se você tiver em casa uma lavadora de alta pressão, melhor ainda, pois ela irá remover o causador da obstrução com ainda mais facilidade.

Como fazer?

– Retire a grade do ralo;

– Insira a mangueira no cano entupido, com a torneira aberta no máximo;

– Vá empurrando a mangueira pelo cano, com cuidado, até sentir que o caminho está livre;

A pressão da água direto no interior do cano vai fazer com que os resíduos acumulados se movam, desentupindo a tubulação.

Lembrando que caso você encontre alguma barreira, que não consiga prosseguir com facilidade, não force. Isso pode danificar a tubulação.


Como desentupir o ralo com arame

Se a obstrução do ralo for causada por folhas, pelos, raízes e detritos do tipo, e estiverem de fácil acesso, ainda no início da tubulação, você “pescá-los”.

Como fazer?

– Retire a grade do ralo;

– Pegue um arame ou ferro fino e entorte a ponta, na forma de um anzol;

– Insira a ponta do objeto no interior do cano, com cuidado, e vá “pescando” os resíduos causadores da obstrução. Não esqueça de jogá-los no lixo!

– Ao final, despeje um balde com água quente e sabão, para ajudar a remover o restante dos resíduos do encanamento.

Fique ligado: nunca se deve colocar cabos de vassoura, pedaços de madeira ou quaisquer outros objetos que possam danificar o encanamento. Isso pode causar transtornos e prejuízos ainda maiores para você.

Utilizar produtos como soda cáustica também não é o mais recomendado, leia nosso post Usar soda cáustica para desentupir tubulações realmente funciona? e entenda o porquê.