Como desentupir pia de cozinha com detergente

Como desentupir pia de cozinha com detergente – A pia da sua cozinha está começando a entupir, ou, pior, já está entupida? No post desta semana, vamos te ensinar uma dica muito simples e eficaz, de como desentupir pia de cozinha com detergente. Confira!

Percebeu que a pia da sua cozinha está escoando de forma lenta? Fique atento, pois é sinal de que algo está impedindo a passagem da água e em breve o encanamento pode entupir.

Por isso, não deixe a situação se agravar, coloque em prática nossa dica da semana e previna o entupimento, de forma fácil e que só leva alguns minutos.

Caso sua pia já esteja entupida (de forma superficial), essa técnica também pode te ajudar. Mas, antes, é preciso entender por que a pia da cozinha entope.


Por que a pia da cozinha entope?

O encanamento da cozinha é projetado para receber água. Entretanto, é muito comum ver restos de alimentos, gordura, borra de café e até pontas de caixa de leite sendo descartados ralo abaixo.

Esses resíduos ficam parados nos canos e aos poucos vão dificultando a passagem da água, até interromper por completo, causando o entupimento. Por isso, é tão importante evitar jogar esses resíduos na pia.

Fica a dica:

Tire todo o resto de comida das louças antes de colocá-las na pia e jogue no lixo;

Nunca descarte óleo usado na pia. O certo é reservar em um recipiente e levar para coleta adequada;

Jogue lixo no lixo, não na pia da cozinha. Pequenos pedacinhos de plástico, por exemplo, podem causar grandes problemas em um encanamento;

Após fazer seu café, descarte a borra no lixo ou reutilize como adubo para plantas, mas não jogue na pia.

Para mais formas de prevenção, confira nosso post: Aprenda como prevenir pia de cozinha entupida.


Como desentupir pia de cozinha com detergente

Caso a sua pia esteja entupida ou querendo entupir, devido ao acúmulo natural de gordura, a mistura de detergente e água quente podem te ajudar.

Siga o passo a passo:

Passo 1: despeje uma quantidade generosa no ralo, um jato constante de 5 segundos, aproximadamente;

Passo 2: tampe o ralo e encha a pia com água quente;

Passo 3: destampe a pia para que a água escoe pelo ralo e, em contato com o detergente, remova as gorduras grudadas no encanamento.

Esse processo pode ser repetido o quanto for necessário e também usado como manutenção preventiva.


Você sabe como desentupir canos usando detergente de louça?

Toda vez que lavamos a louça despejamos grandes quantidades de gordura e restos de comida no ralo da pia. Com o passar do tempo, estes resíduos vão sendo acumulada nas paredes da tubulação tornando a área de passagem da água cada vez menor.

É aí que começam os problemas com o ralo da pia. Aprenda como desentupir cano de esgoto com detergente líquido. Qualquer acúmulo de resíduos é prejudicial para a tubulação ou cano. E também um grande transtorno por dificultar ou até mesmo impedir o uso de banheiros.

E cozinhas. Nessas horas, o que todos queremos é poder contar com soluções que ajudem no processo de desentupimento dos canos. Por sorte há medidas preventivas que podem ser adotadas, como por exemplo, água quente com detergente.