Como desentupir pia de cozinha muito entupida

Como desentupir pia de cozinha muito entupida

Como desentupir pia de cozinha muito entupida – Tudo começa com a água escoando devagar até que, quando você se dá conta, sua pia já está transbordando e completamente entupida, não é mesmo? Então muita calma e vem ler nosso blog post, para descobrir como desentupir pia de cozinha muito entupida.

Se você já notou que a água da pia da cozinha começou a escoar de forma lenta, é sinal que alguma coisa não está certa. Certamente tem algo impedindo a passagem da água e isso só irá piorar. Na cozinha, os maiores vilões do encanamento são os restos de comida e gordura, que acumulam nos canos.

Por isso, o ideal é que você tente resolver o problema logo que perceber que a água não está descendo normalmente. Depois, isso tende a ficar mais difícil. Entretanto, se a situação já está bem complicada por aí, confira essas dicas que separamos para te ajudar a como desentupir pia de cozinha muito entupida:


Utilize o desentupidor

Ter um desentupidor em mãos pode te ajudar e muito na hora que estiver em apuros. O utensílio é a forma mais eficaz de desentupir pias e ralos, sem precisar contatar a ajuda de um profissional. E para utilizá-lo é fácil:

– Com um recipiente, tire a água da pia e deixe somente o suficiente para cobrir o ralo;

– Posicione o desentupidor sob o ralo e pressione-o, até sentir que ele está firme e bem vedado;

– Pressione o cabo do desentupidor para cima e para baixo durante 1 minuto. O vácuo formado pelo desentupidor é capaz de empurrar a gordura cano abaixo e livrar a passagem para água, desentupindo a pia;

– Após o procedimento, retire o desentupidor e verifique se a água voltou a escoar. Caso contrário, repita o processo.


Dissolva a gordura

Se o entupimento for causado por gordura, o problema pode ser resolvido assim que ela for dissolvida.

Como fazer?

– Primeiramente, retire toda a água da pia;

– Ferva 5 litros de água;

– Cubra o ralo entupido com sabão em pó, despeje a água fervente em abundância e deixe agir.

A mistura tende a dissolver a gordura presente nos canos e abrir caminho para água, desentupindo o encanamento.

Esse processo também pode ser feito com detergente líquido, ao invés do sabão em pó, basta despejá-lo direto na água.


Limpe ou troque o sifão

Se o problema da sua pia não for gordura, mas acúmulo de restos de comida no sifão, retirar a peça e fazer uma boa limpeza pode resolver.

Entretanto, se ao removê-la e você perceber que a situação está muito feia, a melhor opção é substituí-la por uma nova, que pode ser encontrada em lojas de materiais hidráulicos e construção.

Como fazer?

– Coloque um balde debaixo da pia, onde está o sifão, retire-o com cuidado e despeje a água que sair da peça dentro do recipiente;

– Ao ver a situação do sifão, você já vai ter uma noção se ele foi ou não o causador do entupimento;

– Deixe o sifão de molho, imerso em água quente e detergente, para soltar a gordura. Depois, esfregue a sujeira remanescente, com a ajuda de uma escovinha;

– Antes de recolocá-lo, aproveite, também, para limpar as saídas de água, tanto da parede, como da pia. Ali costuma ser um lugar de bastante acúmulo de sujeira;

– Com o sifão limpo, recoloque-o novamente no lugar. Lembrando que você nunca deve deixar o sifão esticado. O correto é que ele fique ligeiramente curvado, para que sempre fique um pouco de água parada ali e o cheiro do esgoto não retorne ao ambiente.