Como desentupir pias e ralos?

Como desentupir pias e ralos?

Como desentupir pias e ralos? – Pias e ralos entupidos são o tipo de problema que podem trazer grandes transtornos. Por isso, saber como desentupi-los é muito útil num momento de emergência. O problema é que fazer isso da maneira errada pode acabar estragando.

A sua tubulação e gerando ainda mais dor de cabeça com vazamentos e infiltrações. Para te ajudar em uma situação dessas, separamos hoje algumas dicas e instruções para desentupir pias e ralos do jeito certo e de maneira eficiente. Acompanhe-nos:


Pia da cozinha

A pia da cozinha é uma das que mais entopem, afinal, todos os dias lavamos pratos e panelas engordurados e, frequentemente, com alguns restos de comida que vão se acumulando no ralo. Com isso, cedo ou tarde a pia acaba entupindo-se, para o nosso desespero!

Mas não se preocupe, existem maneiras simples para acabar com o problema:


Refrigerante

Refrigerantes de cola geralmente pode ajudar a desentupir pias de cozinha. Se for um entupimento leve, daqueles em que a água ainda desce com dificuldade, uma garrafa de 2 litros resolverá o problema! É só despejar lentamente na pia e esperar que o refrigerante aja.

E ajude a água a descer. Se for um entupimento daqueles em que nada desce, melhor evitar esse truque, pois você poderá precisar de no mínimo 4 litros de refrigerante de cola.


Detergente e sabão em pó

Outra forma de desentupir a pia da cozinha é com água quente e detergente ou sabão em pó. Ferva 4 ou 5 litros de água, coloque uma quantidade generosa de detergente ou sabão em pó e despeje lentamente no ralo. Se for apenas gordura.

Isso será suficiente para desentupir completamente sua pia. Para evitar danos à tubulação, vale alternar água quente e fria, quando a água começar a descer.


Pia da área de serviços

A pia do tanque geralmente fica entupida com poeira, fibras das roupas ou pelos de animais. Como não é gordura, produtos químicos utilizados para desentupir a pia da cozinha não funcionarão para esse caso, certo?

Arame trançado
Pegue 3 arames maleáveis e faça uma trança com eles. Vire as pontas formando um gancho com cada uma. Enfie o arame trançado no cano e rode para que ele desobstrua o que estiver no caminho. Tente não forçar a sujeira para baixo, e sim retirá-la puxando para cima.


Desentupidor de borracha

O velho e bom desentupidor de borracha poderá resolver seu problema! Deixe o tanque com um pouco de água e faça pressão com o desentupidor para cima e para baixo para retirar a sujeira.


Limpando o sifão

Uma maneira eficiente, no caso das pias de tanque, é limpar retirando o sifão. Não se esqueça de colocar um balde por baixo para recolher a água que estiver parada no cano e lave-o bem, retirando toda a sujeira. Ao recolocá-lo, use um veda rosca para garantir que não irá vazar.


Ralos e pia do banheiro

Os ralos e pia do banheiro costumam ficar entupidos com cabelos e pelos, por isso também não terão bom resultados com os mesmos produtos químicos utilizados na pia cozinha.

Desentupindo a pia do banheiro

A solução para a pia do banheiro é a mesma que indicamos na pia do tanque. Como geralmente são cabelos que ficam presos, não será difícil retirá-los com o arame. Caso não consiga desobstruir por completo, a solução é retirar o sifão da mesma forma que foi indicado no caso da pia do tanque.


Desentupindo o ralo do banheiro

Espere que toda água seja drenada: é mais fácil desentupir o ralo se o encanamento estiver vazio. Retire a tampa do ralo e limpe-a. Depois, com o mesmo método do arame trançado, retire todo cabelo que estiver no encanamento.

Caso os cabelos estejam muito grudados no cano ou estiverem endurecidos e seja difícil puxar com o arame, faça o seguinte:

1. Deixe toda água do ralo escoar;
2. Despeje no ralo cerca de 300 gramas de bicabornato de sódio;
3. Jogue por cima do bicabornato cerca de ½ xícara de chá de vinagre branco;
4. Tampe completamente o ralo e deixe agir por 30 minutos.
5. Depois, ferva um litro de água e despeje de uma vez no ralo.
Após esse procedimento, você conseguirá retirar tudo o que havia ficado grudado no cano!