Como desentupir um cano de esgoto

Como desentupir um cano de esgoto

Como desentupir um cano de esgoto

Como desentupir um cano de esgoto – Desentupir o cano de esgoto é um trabalho complicado, mas que muitas vezes é necessário para garantir o bem-estar em um ambiente. Quanto maior a quantidade de uso do sistema, maior ainda os incômodos que podem.

Ser causados por um cano de esgoto entupido. A rede de esgoto é um importante sistema de coleta de dejetos. Os primeiros esboços do sistema de saneamento básico são da antiguidade, desde os tempos romanos onde a preocupação com a saúde geral começou.

A importância desses sistemas não mudou, aliás, se tornou ainda maior. A Desentupidora De Porto Alegre preparou algumas dicas que podem te ajudar a desentupir cano de esgoto. Lembrando que para ter um serviço eficiente e completo.

Nada melhor do que contar com os serviços da Desentupidora Desentupidora De Porto Alegre! Contamos com profissionais treinados e os melhores equipamentos para oferecer um reparo rápido, de qualidade e com total segurança para os seus canos.


Como desentupir cano de esgoto

O esgoto de uma residência vem de dois lugares principais, do banheiro e da cozinha. Cada um possui, ou pelo menos deve possuir um sistema diferente de tubos e canos. Por isso, alguns sistemas de desentupimento podem funcionar melhor em um lugar do que em outro.

A dica primaria é que nunca se deve tentar forçar os métodos de desentupimento, caso tenha notado que não está funcionando. Com isso, confira algumas formas de desentupir o cano de esgoto que podem te ajudar em várias situações.

Dica: Uma vez por semana esquente um pouco de água e jogue pelos canos, isso evitará o acúmulo de gordura!


O uso do desentupidor

Uma solução prática, barata e que muitas vezes funciona é o desentupidor manual. Ele é bastante útil principalmente no banheiro, onde o entupimento do cano pode ser causado pelo simples acúmulo de dejetos humanos que acabam enroscando em algum ponto da tubulação.

A ideia do desentupidor é causar uma pressão na água para que a força empurre o dejeto e ele siga o caminho do esgoto. Usar o desentupidor é fácil. Basta colocar a ventosa na boca do cano a ser desentupido ou dentro do vaso e fazer movimentos para tentar criar pressão no sistema.

Se a ventosa do desentupidor estiver submersa, o procedimento funciona ainda melhor. Um bom balde de água também pode funcionar nessas situações, só vale a pena tomar muito cuidado, pois se a obstrução se manter, pode ser que você transborde o cano ou o vaso usando o balde.


Usando pedaço de arame para desentupir cano de esgoto

Ainda na ação manual para desentupimento, caso a obstrução seja de algum material como cabelo ou outro objeto sólido, é possível usar um arame para tentar enganchar o objeto e retirar pelo cano.

Esse é um procedimento que vai depender muito da profundidade da obstrução. Não use um pedaço de metal muito rígido, já que isso pode acabar trincando ou furando os canos.


Uso de produtos químicos para desentupir o cano de esgoto

Você pode usar produtos químicos específicos para desentupir os canos, porém, é preciso usá-los com muita cautela. A maioria desses produtos é desenhado exclusivamente para dissolver e eliminar obstruções totalmente orgânicas, objetos sólidos não vão ser removidos.

A ideia é usar o produto de acordo com as orientações dos fabricantes, incluindo o tempo de espera necessário para efeito dos produtos químicos.

Tenha cuidado ao usar a soda cáustica no esgoto da cozinha, por onde passa gordura. Em muitas situações ela pode acabar piorando a obstrução, acumulando nas paredes dos canos.


Usando produtos naturais para desentupir o esgoto

Caso você não queira usar a soda caustica nem produtos químicos para resolver o problema do entupimento, existe uma solução natural que pode ajudar bastante, uma mistura de água quente com bicarbonato.

Para realizar o desentupimento dessa maneira é preciso jogar bicarbonato dentro do cano e logo depois água quente.

Espere a solução agir por alguns minutos e depois jogue mais água para empurrar a obstrução. É possível utilizar suco de limão quente no lugar da água, isso pode potencializar o efeito do procedimento, mas novamente, não é um resultado 100% garantido.


7 Dicas para desentupir qualquer tubulação

As bactérias presentes nas tubulações de drenagem são nocivas a saúde humana e causam uma série de doenças graves.

Desentupir tubulações as bactérias presentes nas tubulações de drenagem são nocivas a saúde humana e causam uma série de doenças graves. Sem contar a sujeira que fica e o estrago que essa água pode fazer em móveis e equipamentos.

Primeiramente tenha em mente que algo está bloqueando a passagem livre da água. Dependendo do tipo de tubulação já podemos prever qual é o motivo provável do entupimento. Por exemplo, numa pia de banheiro é comum ocorrer a obstrução por conta de fios de cabelo e fio dental.

Que se embolam e interrompem o fluxo. Já numa pia de cozinha a tendência natural aponta para restos de alimentos e gordura no encanamento. Em vaso sanitário pode acontecer de algum objeto ter caído dentro da privada ou ainda usuários descartaram lixo na bacia sanitária.

Agora que sabemos com quem estamos lidando fica mais fácil desentupir os canos da maneira correta. Siga essas dicas e você estará apto a desentupir qualquer encanamento seja na sua casa ou na empresa.


7 dicas para desentupir tubulações

1. Limpeza
Em pias pode ser que o entupimento esteja localizado no sifão, tubulação curva encontrada logo após o dreno da pia. Retire o sifão e remova os detritos ali presentes e faça o teste novamente. Lembre-se de limpar o sifão pelo menos uma vez por mês para evitar esse tipo de problema novamente.

2. Pressão

Desentupimento por pressão pode fazer com que o objeto que está interrompendo o fluxo seja empurrado e libere a vazão da água. Para fazer a pressão você pode usar um desentupidora de borracha, garrafa pet ou qualquer outra coisa que consiga empurrar o líquido que está dentro do cano.

3. Água Quente

Desentupir cano com água quente pode funcionar para os casos onde você sabe que é a gordura que está bloqueando seu cano. Mesmo que funcione, tenha em mente que essa solução é temporária pois a gordura pode se acumular novamente nesse ponto onde já se depositou uma vez.

4. Arame

Plumber repairing sink with plumber’s snake.
Introduzir um arame pode te ajudar a encontrar o ponto exato do entupimento. O ponto fraco dessa dica é que em caso de tubulação com curvas fica bem complicado avançar e encontrar a obstrução.

Ao localizar a obstrução você terá noção da causa e da distancia percorrida até o problema.

5. Soda Cáustica

Tenha muito cuidado ao utilizar a soda cáustica in natura ou produtos a base dela. Seu uso indevido pode provocar queimaduras graves.

Em casos de bloqueios por material orgânico (fezes, cabelo, gordura) essa dica pode funcionar muito bem.

6. Raspagem
Com o passar do tempo, a sujeira se acumula por dentro dos tubos, diminuindo drasticamente seu diâmetro interno, dificultando a passagem da água.

Com a raspagem você consegue limpar o interior dos canos e devolver a funcionalidade natural do cano.

Utilize molas com ponteiras rotativas para percorrer toda a tubulação fazendo a limpeza.

7. Hidrojateamento

Jatos de água com alta pressão são muito eficientes para desentupir tubulações.

Em casa você pode utilizar uma lavadora do tipo wap para fazer a limpeza em calhas, sistemas coletores de águas pluviais e sistemas de drenagem externos.