Como Desentupir Utilizando Soda Cáustica

Como Desentupir Utilizando Soda Cáustica

A soda cáustica dissolve elementos orgânicos, entretanto, pode corroer canos de PVC, o recomendável é colocar água quente primeiro, dessa forma a substância não fica impregnada nem corrói o encanamento.

Nunca use soda cáustica diretamente em pias de alumínio, basta uma pequena quantidade para a temperatura aumentar consideravelmente. Coloque a soda aos poucos, usando um funil e tenha certeza que o fogão não está aceso.

Separamos três soluções caseiras para desentupimento à base de soda cáustica. Lembre-se sempre de usar óculos de proteção e luvas.

• 1 copo de sal grosso;
• 50 ou 150 gramas de soda cáustica, dependendo do nível do entupimento;
• 1 ou 2 litros de água fervendo.

COMO FAZER?

Coloque no ralo o sal grosso e a soda cáustica. Empurre e pressione até localizar o que impede a vazão da água. Deixe agir por 20 minutos e jogue a água no ralo. Repita o procedimento caso não desentupir.

MÉTODO SODA CÁUSTICA FORTE

Indicado quando a vazão da água não estiver tão lenta ou para acabar com o mau cheiro. Misture 1 litro de soda cáustica, ½ xícara de sal normal e deixe agir por três horas e abrir a torneira para a água correr. Chamar um profissional caso não surtir efeito.

MÉTODO SODA CÁUSTICA MUITO FORTE

Ideal para entupimento severo, quando a água leva uma eternidade para baixar, ou quando já está acumulada. Aqui, o primeiro passo é esvaziar o cano, esperando a água escoar ou drená-la. Misture 1 litro de soda cáustica com 1 litro de vinagre.

Deixe agir por 3 horas e não estranhe o mau cheiro e a espuma. O ralo deve ficar aberto para os gases terem por onde sair. Abra a torneira após esse tempo e deixe a água correr. Chamar um profissional caso não surtir efeito.

PREVENIR É O MELHOR REMÉDIO

A soda cáustica é eficiente, mas nada como prevenir, não é mesmo?Veja algumas dicas para evitar o entupimento:

• Limpe a caixa de gordura, reservatório que não deixa a gordura da cozinha chegar à rede de esgoto;                           • Deixe o ralo com um protetor;
• Tire restos dos pratos e panelas antes de lavá-los;
• Limpe o encanamento da pia. Coloque 1xícara de café de sal, 1xícara de café de bicarbonato e 1 chaleira de água fervendo. Abafe com a tampa de uma panela e aguarde 10 minutos. Outra receita é misturar 300 ml de água morna, 100g de bicarbonato de sódio e 100 ml de vinagre e colocar na pia. Faça um dos procedimentos a cada 10 ou 15 dias;
• Não jogue nada no vaso sanitário;
• Cuidado com botões frouxos das roupas e veja se não há nada nos bolsos antes de colocar na máquina.

Tendo precaução você pode ter bons resultados com a soda cáustica.