Como desentupir vaso quando cai objeto dentro?

Como desentupir vaso quando cai objeto dentro?

Como desentupir vaso quando cai objeto dentro? – O vaso sanitário é um dos locais mais problemáticos quando entopem. É preciso fazer o desentupimento do vaso sanitário ele rapidamente para evitar transtornos e outros problemas.

Geralmente quando um vaso sanitário entope é por causa de algum objeto que caiu dentro dele e acabou entupindo. Portanto a melhor maneira de realizar o desentupimento é com um desentupidor.

O desentupidor usa a empuxo do ar para empurrar o objeto para o encanamento e assim desobstruir a passagem de água do vaso bem fácil não é mesmo. Mas na maioria é mesmo?

Mas o problema começa quando você não possui um desentupidor em mãos. O que fazer? Ir no vizinho e pedir um? Bem difícil não? Porém existe uma maneira bem simples de improvisar um desentupidor com apenas um pedaço de pau e uma garrafa pet. Quer aprender?


Como desentupir vaso sanitário com uma garrafa pet

Para improvisar um desentupidor com o apoio de uma garrafa pet é bem fácil. Você vai precisar de:

Uma garrafa PET de 2 litros;
Tesoura;
Um cabo de vassoura;
Fita isolante (opcional);
Com todos os itens necessários em mãos você deve seguir o passo a passo para construir o seu próprio desentupidor caseiro.


Primeiro passo

Corte a garrafa pet mais ou menos no meio usando a tesoura. Tente cortar um pouco acima do meio, sendo que a parte onde fica a boca da garrafa fique um pouco menor que o resto (essa é a parte que usaremos).


Segundo passo

Pegue a parte com a boca da garrafa e enfie o cabo de vassoura na boca. Na maioria das garrafas o cabo vai entrar bem justo e talvez não precisa de fita para segurar a garrafa.

Caso o cabo fique um pouco folgado dentro da boca da garrafa, use a fita isolante para firmar ele e garantir que ele não vai ficar escorregando.


Terceiro passo

Agora é hora de desentupir. Para isso use a garrafa pet presa ao cabo de vassoura como se fosse um desentupidor. Coloque a garrafa pet na saída de água do vaso entupido (aquela curvinha no fundo).

Agora basta fazer movimentos de vai e vem até que o poder de sucção do desentupidor caseiro empurre o objeto para o encanamento e deixe o vaso funcionando normalmente.


Outras formas de desentupir o vaso sanitário

Além da garrafa pet e do desentupidor existem alguns outros truques que podem ajudar bastante quem está precisando desentupir um vaso sanitário com urgência.


Desentupir o vaso sanitário com água sanitária

Caso o entupimento tenha acontecido por conta de dejetos humanos a água sanitária pode dar um jeito sem fazer muita bagunça e sem a necessidade de muito esforço físico. Jogue um pouco de água sanitária dentro do vaso e espere cerca de uma hora, depois tente dar a descarga.

Esse procedimento funciona, mas nem sempre. Portanto tenha a certeza de que o entupimento aconteceu por causa de excrementos.


Desentupindo o vaso com vinagre e bicarbonato

A mistura de ½ copo de bicarbonato com ½ copo de vinagre pode ajudar bastante a desentupir pias e ralos. Ele também é um poderoso aliado na hora de desentupir o vaso sanitário. Basta jogar a mistura no vaso e esperar 25 minutos antes de tentar dar a descarga.

Caso não funcione não tente novamente, pois essa não vai ser a solução.


Como improvisar um desentupidor com uma bola de plástico

Sabe aquelas bolas de plástico igual à do personagem Quico, do famoso e saudoso Chaves? Aquelas bolas vedam perfeitamente o vaso sanitário e podem ser usados para criar um vácuo para desentupir o vaso. Para realizar a façanha basta colocar a bola em cima do vaso e empurra ela um pouquinho.

Quando tiver certeza que não há por onde o ar entrar, dê a descarga. A pressão do vácuo irá fazer com que o objeto seja empurrado para baixo e desobstrua a passagem.


Se tudo falhar, chame um profissional

Se você não obteve sucesso com o desentupimento com a garrafa pet, está na hora de chamar um profissional. Empresas desentupidoras possuem profissionais treinados e os melhores equipamentos para realizar esse tipo de desentupimento sem danificar o vaso ou o seu encanamento.

Não dê mole com esse tipo de coisa. Canos quebrados geram muitos prejuízos, deixe que um profissional cuide do seu problema.

Lembrando que evitar entupimentos é fácil.


Nunca jogue absorventes dentro do vaso sanitário

Preservativos NUNCA devem ser descartados dentro do vaso. Além de causar entupimentos elas danificam os equipamentos nas redes de tratamento de água; Papel higiênico sempre no lixo, nunca na privada, esse é um dos maiores causadores de entupimentos.