Como desentupir vaso sanitário com papel higiênico

Como desentupir vaso sanitário com papel higiênico

Como desentupir vaso sanitário com papel higiênico – Seu vaso sanitário está entupido com papel higiênico e você já não sabe mais o que fazer? Então confira dicas essenciais de como desentupir vaso sanitário com papel higiênico e entenda por que esse hábito pode ser prejudicial.

Em diversos países do mundo, é muito comum o descarte de papel higiênico no vaso. Entretanto, aqui no Brasil, essa prática pode causar sérios danos à tubulação da sua casa, visto que nossa estrutura não é preparada para esse fim.

Ao descartar o papel no vaso, ele pode parar e acumular em uma das curvas da rede doméstica e, com o tempo, causar a obstrução. Além disso, esse hábito faz com que você gaste mais água na hora de dar descarga e também dificulta o processo de tratamento dela, devido à presença.

De substâncias como a celulose. Por isso, a partir de hoje, prefira sempre a tradicional lixeira, hein?


Como desentupir vaso sanitário com papel higiênico

Para desentupir um vaso sanitário entupido com papel higiênico, de forma eficiente, o ideal é que você utilize da pressão mecânica, para que a obstrução consiga se deslocar junto com a água. Você pode fazer isso das seguintes formas:


Utilize um desentupidor

O desentupidor é um grande aliado na hora do desentupimento e, sem dúvidas, a forma mais eficaz de se livrar de um entupimento. Isso porque, o equipamento cria um vácuo potente, capaz de empurrar os resíduos e livrar a passagem para água.

Como utilizar o desentupidor?

É bem simples, siga o passo a passo:

– Posicione o desentupidor sob o fundo do vaso (saída de água) e pressione-o, até sentir que ele está firme e bem vedado;

– Pressione o cabo do desentupidor para cima e para baixo, sem tirá-lo do lugar, durante 1 minuto;

– Dê descarga e verifique se a água está escoando normalmente. Se for preciso, repita o procedimento.

Não tem um desentupidor em casa? Improvise!

Caso não tenha um desentupidor, você pode improvisar um da seguinte forma:

– Corte o fundo de uma garrafa pet;

– Encaixe um cabo de vassoura na boca da garrafa;

– Passe fita adesiva na junção, para firmar, e pronto, você já tem seu desentupidor!

Se você não tiver um cabo de vassoura, não tem problema. Vista luvas plásticas em suas mãos, para evitar contato direto com o vaso sanitário, e use somente a garrafa como desentupidor, já funciona bem.


Utilize o plástico filme ou saco de lixo

Outra estratégia potente contra o entupimento causado por papel higiênico é utilizar a vedação, em conjunto com a força da descarga, para criar um forte vácuo, capaz de empurrar a obstrução.

Como fazer?

– Levante a tampa e o assento e cubra a borda do vaso com o papel filme ou saco plástico (se optar pelo plástico filme, passe ao menos cinco camadas, para deixar a vedação forte e segura);

– Utilize fita adesiva para vedar;

– Certifique-se que está bem vedado e que não restou nenhuma fresta para passagem do ar;

– Feche a tampa do vaso, sente-se em cima e puxe a descarga por 30 segundos;

– Retire a vedação da tampa e pronto!

E se essas dicas não funcionarem?


Procure uma desentupidora especializada!

Essas técnicas são bastante eficazes em casos de entupimentos causados por papel higiênico. Porém, em casos mais sérios, é recomendado que você chame um especialista. Com os equipamentos adequados e o conhecimento técnico necessário, ele rapidamente irá solucionar seu problema.


Como desentupir vaso sanitário entupido com papel higiênico

O entupimento em vasos sanitários é um dos maiores transtornos relacionados á tubulação residencial ou industrial. A bacia é uma estrutura essencial no dia a dia e quando ela para de funcionar o incomodo é grande. Sem contar o mal-estar que certos cheiros podem causar.

O desconforto não é o único problema causado pelo entupimento de um vaso sanitário. A higiene do banheiro e do ambiente fica comprometida e consequentemente a saúde te todos que têm contato com o local.

Um dos tipos mais comuns de entupimento em vasos sanitários é o provocado pelo acumulo de papel higiênico dentro do encanamento. Pode até não parecer, devido a sua fragilidade, mas o papel higiênico é um grande vilão do vaso sanitário.


Pode jogar papel higiênico no vaso sanitário?

Como dissemos, o papel higiênico parece frágil e fácil de desfazer na água, não é mesmo? Por isso muita gente acredita que a melhor solução é jogá-lo no vaso sanitário, gasta menos tempo e “nunca entope”.

Em alguns países, como os europeus, o sistema de esgoto é feito e preparado para receber papel higiênico. O sistema de esgoto europeu, apesar de muito antigo, pode receber papel higiênico sem muitas complicações.

No Brasil, é possível sim jogar o pape higiênico dentro do vaso sanitário. Ao ficar exposto à água por certo tempo, o papel acaba dissolvendo. Porém, e esse um grande “porém”, é preciso assumir um certo risco.

O papel higiênico dissolve sim na água, mas é bem possível que ele enrosque dentro da rede doméstica, principalmente as mais antigas com muitos traçados e curvas. Também é preciso considerar que a pressão da água deve ter força o suficiente para empurrar o papel pelo encanamento.