Como desentupir vaso sanitário com técnicas fáceis

Como desentupir vaso sanitário com técnicas fáceis

Mau cheiro, higiene comprometida e banheiro inutilizável causam uma baita dor de cabeça. Mas nem sempre o horário ou a situação permite chamar – e esperar – o serviço especializado.

O jeito é tentar resolver o problema por conta própria. Claro que o resultado depende muito do motivo do entupimento. Porém, não custa tentar algumas saídas. Veja como desentupir vaso sanitário:

• Água sanitária – jogue um pouco do produto no vaso, espere cerca de três horas e dê a descarga. Isso serve geralmente em caso de excremento obstruindo a passagem. Se a razão for um objeto em tecido, madeira ou plástico, a água sanitária não será eficaz.

• Detergente e água – é outra maneira de como desentupir o vaso sanitário quando o motivo do problema é o excremento.

Você só precisa diluir um pouco do produto em água fervente e jogar a mistura no vaso. Aperte a descarga logo em seguida, observando o resultado e repetindo o procedimento até três vezes se for necessário.

Este método também não é eficaz quando plástico, madeira ou pano está prejudicando o funcionamento do vaso sanitário.

• Bola de plástico – tente vedar o vaso com uma daquelas bolas grandes de plástico. Basta colocá-la em cima do acento, empurrá-la até que uma parte dela entre e dar a descarga. Tome cuidado para não estourar a peça.

Esta técnica permite criar uma pressão capaz de mandar embora o que está comprometendo a passagem.

• Feche toda a entrada de ar e dê descarga – primeiro aplique plástico filme ou cubra o assento com saco de lixo. Tenha certeza de vedar todos os espaços. Feche a tampa, sente-se em cima dela e aperte a descarga durante uns 30 segundos.

Casos simples de entupimento de vaso são resolvidos assim graças à criação de vácuo e da pressão que força para baixo, desentupindo o local.