Como Fazer o Desentupimento Da Caixa De Gordura

Como Fazer o Desentupimento Da Caixa De Gordura

A caixa de gordura pode representar um grave problema para muitas pessoas. É relativamente comum que elas acabem entupindo, mas nem todos sabem como lidar com este tipo de entupimento.

A caixa de gordura funciona de forma bem simples. Ela recebe toda a água que vem da cozinha e a armazena. A água da cozinha acaba sendo escoada com um pouco de óleo e gordura, e a caixa tem como o objetivo separar esses dois materiais.

Por dentro da caixa de gordura há uma parede divisória com uma passagem de água por baixo. Como a gordura é mais leve que a água, ela acaba boiando e não consegue passar por essa passagem. Dessa maneira apenas a água vai para a rede pública enquanto a gordura fica presa na caixa.

Como é de se imaginar, a gordura acaba enchendo a caixa depois de um tempo, entupindo-a.

Os principais sinais de caixa de gordura entupida são:

  • Mau cheiro no ralo e próximo a caixa de gordura;
  • Caixa de gordura transbordando pela tampa;
  • Escoamento de água lento na pia e
  • Canos ligados a caixa de gordura borbulhando quando a água desce.

Uma caixa de gordura entupida não causa apenas lentidão no escoamento de água, mas pode também trazer problemas de saúde para os moradores. Um desses problemas é a proliferação de pragas como ratos e baratas, além de causar a presença de escorpiões.

O desentupimento dessas caixas é parecido com a sua limpeza periódica, lembrando de ter moderação e cuidado para não quebrar a peça.

As caixas de gordura representam uma parte fundamental do bom funcionamento do encanamento, por isso é preciso ter um grande cuidado com elas e não deixar de fazer a manutenção correta.