Como matar calangos – lagarto o melhor inseticida para sítios Essa é a pergunta que dona Fátima fazia todas as manhãs, assim que acabava de lavar a varanda de sua chácara. Balde e vassoura em punho, ela olhava desanimada para o chão.

Onde a água fazia uma poça perto de um grande cano de esgoto. Perto da casa dos lagartos. Dez anos atrás, quando legislei em favor dos répteis pela primeira vez, eles eram um simpático casal com pouco mais de um metro de comprimento do focinho à ponta do rabo.

Hoje, são cinco grandes répteis que passam as manhãs em busca de comida e as tardes lagarteando ao sol. Levariam um vida pacata de cidadãos anistiados não fosse o fato de hibernarem justo no cano de escoamento da lavanderia, no quintal da, digamos, casa de campo da minha sogra.

Sou uma defensora fervorosa do equilíbrio ecológico. Por mim, girinos deveriam ser vendidos em saquinho, que nem peixinho dourado, para que cresçam e acabem com as moscas. Depois, estariam liberados para curtir a aposentadoria coaxando num charco no interior.

Tamanduás poderiam ser alugados para uma curta temporada no forro da sua casa, exterminando cupins e formigas. Só as lagartixas seriam receitadas mediante prescrição biológica, porque não são capazes de discernir pernilongos de borboletas.

Um lagarto é mais eficiente do que um gato nas táticas de guerrilha anti-ratos. Uma família de cinco répteis dá conta de manter livre de pragas um estoque inteiro de cereais. Você não precisa se culpar por deixá-los sozinhos no final de semana nem tem de andar com um saquinho plástico.

Nas mãos enquanto seu lagarto se alivia no jardim. Eles não latem, não rosnam, não precisam desmamar, são limpos e trocam de roupa sozinhos. Lagartos se mantém íntegros até quando você tenta enxotá-los: a língua bifurcada vibra no ar.

Como a lembrá-lo de que eles podem ser tão traiçoeiros quanto suas primas cobras. Se quer viver bem ao lado de um lagarto, aprenda a tocar flauta.

Como matar calangos – Tem lagartixas e lagartos rondando a sua casa? 4 dicas para afastá-los!

Limpeza e usar bórax são duas das opções para afugentar répteis da sua casa! Siga as nossas dicas e vai ver que nunca mais verá lagartixas ou lagartos a rondar o seu lar! Com certeza, você já encontrou na sua casa lagartixas e lagartos.

Geralmente, elas concentram-se na caça dos insetos, já que é este o seu alimento predileto. Contudo, usando métodos de limpeza, o bórax pode ajudar a afastar estes animais. Este mineral é igualmente chamado de tetraborato de sódio e borato de sódio.

Uma vez que é muito fácil de ser dissolvida em água, esta substância é encontrada na sua forma natural – o evaporito. Além disso, esta solução de limpeza é ecológica.

Como matar calangos – Acabe com outros insetos

Se quiser eliminar formigas e, por consequência, lagartos e lagartixas, prepare uma mistura de ½ copo de xarope de milho com 3 colheres de bórax. Depois, aplique o preparado no buraco do formigueiro. Deposite 2/3 colheres do preparo e tape a abertura com uma pequena porção de terra.

Deste modo, as formigas ao transportarem este preparo para o formigueiro irão sucumbir.

Como matar calangos – Limpe dentro da sua casa

Remova entulhos e sobras de refeições, que são alvo de ataques de baratas e servem de alimento para os lagartos e lagartixas. Limpe regularmente a sua casa e organize-a bem, de forma a evitar a reprodução de pulgas.

Como matar calangos – Limpe fora da sua casa

Corte as ervas daninhas e a grama, fazendo uma boa limpeza à volta da sua casa. Basicamente, retire o lixo que possa estar no exterior de sua casa. Limpe qualquer fonte de água parada, visto que os lagartos e os mosquitos (que podem transmitir dengue e outras doenças sérias) gostam desse ambiente.

Como matar calangos – Desinfete com bórax

Espalhe pela casa um pouco de bórax em pó: nalguns lugares do quarto e da sala, atrás de móveis, no banheiro, por baixo da geladeira e do fogão, etc.
Realize essa aplicação também nas mobílias e nos tapetes. Durante esse processo, não exponha crianças e animais ao espaço.

Esta substância deve atuar pelo menos uma hora. Assim que o período passar, você pode limpar o seu lar com uma vassoura ou aspirador. Faça isto todas as semanas, pois o bórax elimina de vez os insetos. Muito importante: apenas afaste, se você não os desejar, pois as lagartixas e lagartos.

Comem vários insetos e outros animais peçonhentos, deixando seu terreno livre de perigos.

Outro Remédio Caseiro Para Espantar Lagartixa Além dos Produtos Naturais

Limpeza e alguns cuidados básicos! Porque como sabemos, você não quer apenas expulsar as lagartixas que já estão na sua casa. Você quer evitar que outras apareçam e para conseguir isso, é preciso eliminar aquele tripé básico que citamos no início, principalmente, comida e abrigo.

Por isso, além de manter a casa sempre limpa:

Instale telas nas janelas;
Luzes atraem insetos e lagartixas, se possível, deixe-as desligadas;
Deixe os móveis afastados da parede (pelo menos 15 cm);
Retire os lixos com frequência;
Quadros na parede são esconderijos perfeitos, se puder, elimine alguns ou todos. Aliando estes poucos cuidados com alguma das nossas dicas sobre como espantar lagartixas de parede, você se livra delas rápido.

Mas, ainda precisamos fazer uma ressalva que sempre é importante, quando se trata de pragas domésticas.

Como matar calangos – Um Repelente Para Lagartixa é Bom, Dois é Melhor, Três Mais Ainda

Todos os itens que apresentamos aqui, como repelente para lagartixa, são produtos naturais, com poucas exceções, como a naftalina. Também, são soluções absolutamente caseiras e eficazes que podem muito bem ser combinadas.

Ou seja, porque espalhar apenas dentes de alho pela casa, se você pode utilizar um spray de pimenta em conjunto? Principalmente, para atingir as áreas mais altas, nas paredes e tetos por onde as lagartixas passam.

Em outras palavras, combinar vários métodos é a maneira mais eficaz de se livrar de pragas domésticas. Sobretudo, porque você quer resultados rápidos e apenas um repelente para lagartixa, por mais tóxico que seja para elas, não será suficiente.

Assim, também cabe dizer que, se tiver um sótão ou porão na sua casa, estes são os primeiros lugares aos quais deve se dedicar. Seguindo esta lógica, você provavelmente se livrará não apenas das lagartixas, mas também, de muitos hóspedes não desejados, como aranhas e outros insetos.

A única ressalva é que, após exterminar as lagartixas, mesmo que possa parar de utilizar o remédio caseiro para espantar lagartixa, a limpeza deve continuar. Afinal, você não quer que a praga volte e a única forma de garantir isso, é mantendo sua casa sempre limpa.