Como preparar soda cáustica para desentupir esgoto?

Como desentupir cano de esgoto com curvas?

Como preparar soda cáustica para desentupir esgoto?

Como preparar soda cáustica para desentupir esgoto? – É comum que desentupimentos sejam feitos em casa utilizando soda cáustica, principalmente quando falamos do ralo da cozinha, que costuma entupir por excesso de gordura nas paredes do cano.

Esse é realmente um dos métodos mais eficientes, mas se não for feito da maneira correta, ele pode piorar a situação, pois uma pequena obstrução pode acabar tornando-se um entupimento completo e dependendo do caso (e por isso não deve-se usar em canos de PVC), a soda cáustica pode corroer o cano e causar vazamentos, embora isso seja raro. Para evitar que isso aconteça, não utilize a soda cáustica repetidamente como método de desentupimento, assim você não desgasta o encanamento.

Sempre que for desentupir a pia utilizando tal método, jogue água quente no encanamento antes, para que o produto não fique grudado nas paredes, daí então realize o processo.

Como utilizar soda cáustica corretamente ao desentupir o encanamento

Coloque no cano cerca de 50 a 150gr de produto no cano (isso depende do grau de entupimento, quanto mais grave, mais soda deve ser colocada, mas sem exageros).
Após deixar a soda cáustica agir por alguns minutos, jogue uma grande quantidade de água quente (1 a 2L), com cuidado para não espirrar, pois ela se misturará com a soda cáustica no cano.
Verifique se o cano desentupiu jogando mais água (sempre quente ou morna!)


Soda cáustica para desentupir: certo ou errado?

É claro que o entupimento de esgoto e tubulação é um problema recorrente, seja em residências ou até para empreendimentos do tipo estação de tratamento de água. Isso porque existem muitas tubulações que acabam recebendo uma quantidade significativa de óleo e gordura.

Com isso, elas ficam propensas a entupir por causa do acúmulo desses materiais dentro do cano. Na tentativa de fugir desses problemas, que estão cada vez mais recorrentes, é comum encontrar em pesquisas o uso de soda cáustica para desentupimento.

Bom, a verdade é que essa dica é passada de pai para filho e de gerações, tanto que atualmente é considerada uma técnica caseira para acabar com os entupimentos. Mas, apesar de parecer uma ideia eficiente e prática, é preciso ficar atento quanto a indicação de especialistas.

Sobre essa prática a realidade é que essa prática não seja utilizada para esse tipo de reparo.


Os riscos de utilizar soda cáustica são consideráveis.

É claro que esse produto pode prejudicar a saúde de quem está manuseando-a, mas vai muito além disso. Ou seja, a soda cáustica pode prejudicar a própria tubulação de diferentes maneiras sendo, algumas delas, irreversíveis.

Grupos especializados, na realidade, não aconselham o uso dessa substância para desentupimentos, apesar de ser difícil combater uma tradição que vem de muito tempo. Pensando nisso, realizamos um artigo para expor quais os riscos de utilizar esse tipo de corrosivo ao desentupir canos.

Você já deve ter ouvido muito sobre isso, seja na sua casa ou na sua empresa de lona de caminhão, certo? É verdade que a soda cáustica pode ser bem útil na hora de desentupir canos, podendo ser utilizado nos mais variados tipos de entupimentos.

A realidade é que ela funciona de uma forma bem simples, uma vez que é um produto corrosivo, ela acaba por dissolver totalmente o dejeto que está obstruindo o cano.

Apesar de ser bem avaliada quando o assunto é desentupimento, antes de usá-la é preciso saber de algumas questões. Primeiro é que ele funciona somente com produtos totalmente orgânicos. Ou seja, se no local há a presença de outro elemento, seu problema não será solucionado.

Além disso, é preciso considerar os perigos do uso da soda cáustica para realizar o desentupimento de certos ambientes.


Conheça os riscos de usar esse produto para desentupir

Vamos direto ao ponto: o primeiro risco que você pode correr ao utilizar esse produto tem a ver com sua própria saúde. Sim, muitas pessoas acabam esquecendo, porém, a soda cáustica é uma solução química corrosiva poderosa. O contato com a pele é o suficiente para causar queimaduras químicas graves.

Normalmente, as pessoas acabam misturando a água quente com a soda cáustica. Parece interessante a combinação, não é mesmo? Porém, é preciso ter cuidado com a reação entre esses dois elementos, pois é bastante forte, o que causa um forte aborbulhamento da soda.

Em um rápido descuido é possível que a pessoa se queime com o produto.


E não se engane, viu?

Manusear soda cáustica é sempre uma tarefa complicada. A coisa é tão grave que para utilizá-la é preciso utilizar equipamento de proteção. Dentre os equipamentos, destacam-se: máscara, óculos, luvas e botas de borracha.

O vapor liberado pela soda cáustica é nocivo para a saúde e deve evitar ser respirado. Tenha sempre em mente que o manuseio feito de forma incorreta praticamente coloca sua vida em risco e pode trazer consequências irreversíveis.