Como usar o bicarbonato de sódio para desentupir?

Como usar o bicarbonato de sódio para desentupir?

Como usar o bicarbonato de sódio para desentupir?

Como usar o bicarbonato de sódio para desentupir? – Vamos combinar que lavar a louça não é uma tarefa das mais prazerosas. E se a pia estiver entupida, dificultando o escoamento da água, a atividade pode ser ainda mais incômoda. Quando isso acontece a tendência é só piorar.

Saber o que é bom para desentupir a pia pode fazer toda a diferença na hora de solucionar o problema. Vamos mostrar como desentupir pia com bicarbonato de sódio. Além de ter funções na culinária, o bicarbonato é um ótimo parceiro na hora da limpeza, higiene pessoal.

Truques de beleza e também no desentupimento de pias e ralos. Além de ser bem mais barato que produtos tóxicos industrializados, o bicarbonato de sódio não agride o meio ambiente. Confira abaixo como desentupir pia com bicarbonato de sódio:

1 – Coloque duas colheres de sopa de bicarbonato de sódio no ralo e jogue meia xícara de vinagre branco por cima. Espere alguns minutos e, depois, jogue água bem quente na mistura. Com isso, até os casos mais sérios de entupimento vão pelo menos melhorar!

2 – Uma variação dessa técnica é colocar meio copo de vinagre com um copo de bicarbonato de sódio na pia e tampar a mistura com um pano velho por cerca de 30 minutos. Depois disso, jogue bastante água quente, melhor ainda se for corrente.

Até que toda a mistura seja dissolvida e pronto! Você pode repetir essa operação quantas vezes for necessário.


Aposte na prevenção

Pia entupida é um problema que surge da maneira corriqueira, mas que poderia ser evitado com alguns serviços básicos de manutenção, como por exemplo, a limpeza da caixa de gordura, ou ainda tomando alguns cuidados preventivos.

É importante, por exemplo evitar que restos de comida, óleo e demais substâncias presentes na louça suja, passem pelo ralo da pia. Alguns destes materiais podem inclusive chegar até a tubulação da rede de esgoto, causando enormes prejuízos, além do entupimento dos canos.


Como desentupir com vinagre e bicarbonato: aprenda em 4 passos

Você sabia que a simples mistura de dois ingredientes básicos, que certamente tem em sua casa, pode te ajudar a desentupir aquele ralo entupido? Confira o post desta semana e descubra como desentupir com vinagre e bicarbonato.

O bicarbonato de sódio (NaHCO3) é um tipo de sal, de pH alcalino, muito conhecido por sua vasta utilidade. Ele é utilizado na culinária, como antiácido ou fermento, no combate a maus odores, devido sua ação antisséptica, além de ser um excelente aliado na limpeza.

E suas funcionalidades não param por aí: o bicarbonato, quando aliado ao vinagre, tem um poder efervescente, capaz, até mesmo, de desentupir canos com gordura, de modo fácil. Quer saber mais sobre essa receita caseira potente? Continue lendo este blog post!


Como desentupir com vinagre e bicarbonato

Vinagre e bicarbonato são dois produtos simples e baratos, que certamente você tem em casa. Os dois ingredientes, ao se misturarem, formam uma potente solução. Isso porque, ao entrarem em contato, as substâncias criam uma reação química que desencadeia uma forte efervescência.

Capaz de desgrudar a gordura dos canos e dejetos orgânicos que possam estar obstruindo a passagem da água. Portanto, se você está com a pia ou ralo entupido, essa receita pode ser uma solução rápida, fácil e barata para seus problemas. Confira o passo a passo:


O que vai precisar?

– 2 colheres de sopa de bicarbonato de sódio;

– 1 xícara de chá de vinagre;

– 1 tampa de ralo ou um pano;

– 1 limão (opcional);

– 500 ml de água fervente.

Como fazer?

Passo 1 – Despeje o bicarbonato de sódio bem no centro do ralo. Em seguida, faça o mesmo com o vinagre;

Passo 2 – Ao fazer isso, certamente você já vai ouvir o barulho da reação química acontecendo. Então, vede a saída do ralo com a tampa ou com um pano. Isso vai intensificar o efeito da mistura;

Passo 3 – Aguarde 10 minutos e, então, destampe o ralo. Se quiser, esprema um limão dentro dele. O ácido ajuda a neutralizar odores e também contribui para a corrosão dos resíduos.

Passo 4 – Para finalizar, despeje a água fervente e verifique se o ralo já está escoando corretamente.