Como Usar Soda Caustica Liquida – Leia isto antes

Como Usar Soda Caustica Liquida – Leia isto antes

Como Usar Soda Caustica Liquida – Saiba isso antes de usar, Ao primeiro sinal de entupimento, é comum ver muitas pessoas usando todo tipo de produto para fazer a desobstrução. Na ânsia de resolver o problema e não ter que pagar mais caro com serviços de uma desentupidora.

Vale tudo para se livrar do entupimento, porém muitas vezes colocando em risco a vida e saúde da própria família. É o caso de utilizar produtos químicos como o Hidróxido de sódio, mais conhecido como Soda Cáustica.

Popular, é um produto eficaz em alguns casos, porém seus perigos são tão grandes que é melhor evitá-lo. Mas até que ponto a Soda Cáustica é tão perigosa? É realmente possível o desentupimento ao utilizar esse produto?

Quais as opções mais seguras na hora de desentupir sem o uso da Soda? Neste artigo falaremos sobre tudo isso e muito mais. Fique com a gente!

O que é Soda Cáustica

Como Usar Soda Caustica Liquida – A Soda Cáustica tem fórmula molecular NaOH, o Hidróxido de sódio é um poderoso produto químico altamente corrosivo, muito utilizado na fabricação de papel, biodiesel e até alimentos.

Sendo a base de todos esses itens citados, possui reação diferenciada dependendo da utilização.

No caso do seu uso para desentupimento, a Soda Cáustica é um produto muito conhecido e com uso antigo, tanto que existem no mercado o produto granulado e líquido para facilitar a utilização.

Apesar de ser um produto com uso difundido, a Soda Cáustica é perigosa e não pode ser manipulada de qualquer maneira.

Porém existem alguns mitos importantes de serem respondidos, para colocar fim a muito receio em seu uso e saber as verdades a respeito desse produto, sabendo como e quando usar de forma segura.

Como Usar Soda Caustica Liquida – Principais Dúvidas Uso Soda Cáustica

Está com problema de entupimento abaixo você vai ter respostas das principais duvidas antes de usar a soda cáustica. Principais Dúvidas Uso Soda Cáustica

Como Usar Soda Caustica Liquida – A Soda Cáustica é eficiente em desentupimentos?

Sim, alguns tipos de entupimentos são solucionados com o auxílio deste produto. Geralmente entupimentos mais superficiais e localizados, podem ser facilmente desobstruídos com o uso da Soda Cáustica.

Quanto mais obstruído estiver as tubulações de esgoto, menos a Soda Cáustica poderá ajudar.

Quando maior o problema, a dica é sempre buscar uma desentupidora que possui equipamentos e profissionais para resolver o entupimento.

Como Usar Soda Caustica Liquida – Soda Cáustica pode ser usada para qualquer uso?

Não, a Soda Cáustica precisa ser usada com cautela. Por ser altamente corrosiva, ela pode causar problemas de saúde e até a morte dependendo da forma como é utilizada.

Geralmente é usada em desentupimentos residenciais e algumas pessoas a utilizam também para limpeza de pedras.

Porém não é recomendado esse uso, sendo melhor a utilização de produtos próprios para esse fim como o ácido inorgânico, usado até na limpeza de piscinas de alvenaria.

Outro uso comum da Soda Cáustica é na fabricação de sabão caseiro. As pessoas que utilizam o produto devem seguir normas de segurança com equipamentos que garantam sua integridade física e evitar de manipular o produto por longos períodos de tempo.

Como Usar Soda Caustica Liquida – Soda Cáustica é Mesmo Eficiente?

Não. A Soda Cáustica é só eficiente nos casos de desentupimento superficial e localizado e não os entupimentos graves, com obstrução total. Na verdade, a Soda pode até ser prejudicial, aumentando o problema.

Quando em contato com a gordura por exemplo, a Soda pode facilitar o endurecimento dessas placas de gordura e consequentemente causar ainda mais obstrução do encanamento.

Além disso, a Soda Cáustica pode corroer os canos, principalmente se o seu uso for regular, furando as tubulações e causando vazamento de esgoto e infiltrações no piso.

Um uso comum é utilizá-la com água quente, algo que pode causar não só comprometimentos nas tubulações de forma rápida e permanente, além de causar uma reação química perigosa a vida.

Como Usar Soda Caustica Liquida – Porque usar soda para desentupimento?

A soda cáustica tem sido muito usada para a desobstrução de canos, vasos sanitários, ralos, caixas de gorduras e rede de esgotos.

Em alguns casos a mesma acaba fazendo a desobstrução já que por ser tratar de um produto corrosivo acaba dissolvendo a causa da obstrução.

Como Usar Soda Caustica Liquida – Soda Caustica Liquida Como Usar?

A soda cáustica líquida já vem pronto para uso, não sendo necessário a mistura com água para o seu uso no desentupimento.

A soda cáustica escamas (granulada) pode ser misturada com água quente ou fria, ou pode ser jogada diretamente no local com entupimento onde já contenha água.

Como Usar Soda Caustica Liquida – Corrói cabelo?

É muito comum o uso deste produto para desobstrução de ralos de banheiros, mas que as pessoas não sabem é que se obstrução for causada por cabelo dentro da tubulação, a soda cáustica não irá destruir este tipo de material.

Como Usar Soda Caustica Liquida – Água quente ou fria para misturar?

Indiferente da água estar quente ou fria o poder de corrosivo da soda cáustica é o mesmo, então faça o uso da forma que achar mais eficiente.

Como Usar Soda Caustica Liquida – Corrói Pano?

A soda cáustica correi pano, não é um processo muito rápido, geralmente o produto atingido por este produto acaba ficando fraco e rasgando com maior facilidade.

Em caso de entupimento cano de esgoto, jogue o produto no encanamento entupido e aguarde cerca de 30 minutos e verifique se ainda existe o entupimento

Caso ainda esteja entupido faça mais uma nova aplicação do produto e aguarde cerca de mais 30 minutos.

Geralmente entupimento em esgoto é causado por acúmulo de sujeira, e muitas vezes o entupimento está localizada dentro da caixa de esgoto, nesses casos o ideal é fazer a desobstrução contratando uma empresa de desentupimento.


Quais os Perigos da Soda Cáustica

Como Usar Soda Caustica Liquida – Sempre ao entrar em contato com o produto deverá se proteger usando luva e óculos de proteção. Este produto em contato com a pele causa queimadura e lesões graves, caso aconteça lave o local com bastante água corrente e em caso de irritação procure um posto médico mais próximo.

O grande perigo da Soda Cáustica é seu poder corrosivo que pode causar desde pequenas irritações na pele e mucosas, até queimaduras e no caso de ingestão acidental a morte.

A Soda Cáustica pode, além de comprometer a saúde e até levar a morte, também contaminar a água e dificultar seu tratamento, causando um sério desequilíbrio ambiental.

Este produto ao entrar em contato com esgoto que contenha gordura acaba gerando uma reação química, onde é criado um produto de aparência branca, e regida dentro do encanamento.

Com isso acaba piorando a obstrução do encanamento, essa reação é a mesma de quando é feita o sabão na indústria.

Desentupidoras advertem a não usar Soda Cáustica para fazer desentupimentos

Como Usar Soda Caustica Liquida – Ao evitar acionar uma desentupidora por conta de custos, é possível que você esteja colocando a sua saúde e de sua família em risco ao usar Soda Cáustica, além de causar um problema ainda maior nas tubulações.

As desentupidoras advertem a seguir hábitos de higiene e cuidado que não comprometam as tubulações de esgoto, e uma dessas dicas é evitar descartar no vaso sanitário e qualquer ralo residencial o lixo residual dos ambientes.