Como usar Soda Cáustica para Desentupir

Como usar Soda Cáustica para Desentupir

Construsul Desentupidora Porto Alegre – Como usar Soda Cáustica para Desentupir

Encanamento entupido é o campeão de chamados aqui na desentupidora e nas seguradoras com serviços de reparos residenciais. Óleo de cozinha é um dos “clássicos” de obstrução do encanamento da cozinha.

Ele gruda na tubulação e não deixa a água correr, porque o sistema de esgoto está apto a tratar apenas o esgoto doméstico. Botões e fiapos entopem os canos da lavanderia. Papel higiênico, sabonete, algodão, restos de produtos e até mesmo fraldas e preservativos entopem o encanamento do banheiro. Jogar lixo no lixo, projeto hidráulico bem feito e manutenção evita entupimentos.

Dentre as soluções caseiras, o hidróxido de sódio (NaOH), conhecida como soda cáustica é tida como milagreira para esse problema, pois, ela dissolve materiais orgânicos. Essa substância é um sólido de cor branco leitoso com poder de absorver a água. Existem duas apresentações, em escamas é resultado da evaporação da soda cáustica líquida, da fusão do anidro (substância com pouca ou nenhuma água) e da escamação. A versão líquida comercial é obtida de uma célula e salmoura que vai para uma camada porosa chamada diafragma que vai para um ambiente de evaporação.

A substância não pode ser vendida em supermercados e estabelecimentos similares. Órgãos de vigilância sanitária determinam quais estabelecimentos estão aptos a comercializarem o produto. É proibida a venda à granel, modalidade onde o cliente escolhe a quantidade. A soda cáustica em escamas é vendida em sacos de polietileno de 25 kg. Tais determinações têm o objetivo de evitar os riscos de acidentes.

A indústria utiliza a soda cáustica na produção de detergente, sabão, papel, vidros opacos e até mesmo na correção do pH de alimentos. Altamente corrosiva, a soda cáustica deve ser manuseada com óculos de proteção e luvas. Sem esses cuidados, provoca inúmeros problemas:

  • Contato com a pele: ardência, vermelhidão e queimaduras graves.
  • O que fazer? lavar a pele com água corrente e procurar orientação médica.
  • Contato com os olhos: queimaduras graves no tecido ocular.
  • O que fazer? lavar os olhos com as pálpebras abertas por 20 minutos com água corrente. Procurar atendimento médico.
  • Se ingerido: queima tecidos da boca, garganta, estômago e esôfago.
  • O que fazer?procurar ajuda médica imediatamente, beber muita água, não forçar o vômito.
  • Se inalado: pneumonia química – respiração difícil, pele pálida, dor no peito e tosse que pode ser seca ou com secreção.
  • O que fazer? ficar em local arejado, reanimar caso a pessoa não estiver respirando e procurar atendimento médico.

Como usar?

A soda cáustica dissolve elementos orgânicos, entretanto, pode corroer canos de PVC, o recomendável é colocar água quente primeiro, dessa forma a substância não fica impregnada nem corrói o encanamento.

Nunca use soda cáustica diretamente em pias de alumínio, basta uma pequena quantidade para a temperatura aumentar consideravelmente. Coloque a soda aos poucos, usando um funil e tenha certeza que o fogão não está aceso.

Separamos três soluções caseiras para desentupimento à base de soda cáustica. Lembre-se sempre de usar óculos de proteção e luvas.

  • 1 copo de sal grosso;
  • 50 ou 150 gramas de soda cáustica, dependendo do nível do entupimento;
  • 1 ou 2 litros de água fervendo.