Conheça 5 Métodos Para Prevenir Entupimentos na Sua Casa

Conheça 5 Métodos Para Prevenir Entupimentos na Sua Casa

Quem já enfrentou problemas com entupimentos sabe o quanto isso é uma situação terrível. A pia da cozinha fica com um aspecto gorduroso, a do banheiro pode ficar cheia de espuma na hora de escovar os dentes e o box pode ter uma enxurrada de água.

Por isso, é preciso ficar atento aos sinais e atuar de forma preventiva, fazendo manutenções periódicas e limpezas. Pensando nisso, o hagah separou 5 métodos simples e eficazes para lhe ajudar a prevenir entupimentos em sua casa. Afinal, é melhor prevenir do que remediar.

LIMPEZA ADEQUADA DA PIA DA COZINHA

Seja por um descuido na manutenção da caixa de gordura ou pela limpeza inadequada, que resulta em acúmulo de gordura, a pia da cozinha é uma forte candidata ao entupimento. Por isso, o ideal é que a limpeza seja feita, pelo menos, a cada seis meses em casas e de três em três meses em prédios.

Importante: nunca jogue restos de comida na pia e sempre limpe os pratos sujos com papel toalha, colocando na lixeira o resto de comida antes de lavá-los para evitar o entupimento.

DICA DE OURO

Colocar água quente no ralo é uma forma bem simples de evitar o entupimento, já que também ajuda a derreter a gordura grudada na tubulação. Outra dica bacana é misturar uma xícara de bicarbonato de sódio com outra de vinagre.

Neste caso, deixe a pia tampada por 30 minutos após o uso dessa mistura e, ao destampar, jogue água quente. Isso também manterá ratos e baratas bem longe da sua casa.

MANUTENÇÃO DA LIMPEZA

A caixa de gordura geralmente é feita de concreto ou PVC. Por isso, o modo mais fácil de realizar a manutenção dela é por meio de bactérias que comem a gordura, facilmente achadas em lojas especializadas em forma de farelo seco. No entanto, essa manutenção preventiva deve ser aliada à limpeza frequente para que o resultado seja efetivo.

USO DE TELAS PROTETORAS NOS RALOS

Seja na pia da cozinha ou na do banheiro, o uso de telas protetoras nos ralos é algo barato e que realmente é eficaz no combate ao entupimento. Eles servem como filtros para não deixar que os restos de comida e objetos caiam nos canos.

CUIDADO COM O QUE VAI PELO RALO

Você sabia que os fios de cabelos são terríveis para entupir as pias de banheiro? Isso porque eles são bem resistentes e se enroscam nos encanamentos. Se forem em grande quantidade, podem formar um grande empecilho para que a água passe pelo cano. Abra o ralo periodicamente e, usando luvas ou sacos plásticos em suas mãos, retire o cabelo que estiver preso no ralo.

EVITE O ENTUPIMENTO COM ALGUMAS DICAS BÁSICAS:

• Nunca jogue objetos no vaso sanitário, pois, por mais inofensivos que pareçam – como bitucas de cigarro, por exemplo, eles entupirão seu encanamento com o tempo.

• Nunca elimine o óleo de cozinha pelo ralo, pois se acumula em forma de gordura nos canos.

• Cuidado com a poeira, que também pode ficar acumulada na parte debaixo dos encanamentos.

• Escolha produtos adequados e nunca use substâncias como ácidos ou soda cáustica para limpar sua tubulação, pois podem corroer os canos.

• Preste atenção se surgirem bolhas na água do banheiro ou mesmo se você notar um cheiro de esgoto. Isso significa que a tubulação pode estar obstruída. Se observar algum desses dois, procure ajuda especializada para resolver esse problema.

Mantenha os cuidados preventivos diários para não passar sufoco mais tarde. Caso você passe por uma situação como essa, siga nossas dicas e resolva este problema sem dores de cabeça.