Conheça Alguns dos Métodos Para Prevenir Entupimentos em Casa

Conheça Alguns dos Métodos Para Prevenir Entupimentos em Casa

As pessoas que já se depararam com um entupimento em casa, sabem o quanto o problema é terrível. Esses imprevistos acontecem nos piores momentos, como quando a pia da cozinha está cheia de louças para lavar e fica toda gordurosa e a água não desce.

No banheiro, você descobre quando vai escovar os dentes e a água demora a descer formando aquela espuma na pia ou ainda no banho, quando o box vira uma piscina.

A verdade é que os entupimentos em casa são bem comuns e o melhor que temos a fazer é evitar que eles aconteçam, entre as atitudes que podem ser tomadas estão a limpeza e manutenções periódicas. Porém, alguns métodos bem simples, que podem fazer parte da sua rotina, também podem evitar o problema. Veja quais são eles!

A LIMPEZA ADEQUADA DA PIA DA COZINHA

O uso incorreto da pia da cozinha faz com que ela vá acumulando sujeira até entupir de vez, um dos principais fatores é a quantidade de gordura que vai sendo jogada. A cada seis meses seria correto mandar fazer uma limpeza preventiva na pia, mas você também pode criar hábitos para evitar o entupimento.

Como por exemplo, não jogando óleo pelo ralo. O correto é colocar todo óleo usado em uma garrafa e depois levá-la a um ponto de reciclagem.

Também não jogue restos de comida, use sempre o ralinho quando for lavar a louça, retire os restos e jogue no lixo. E muito cuidado com pó de café usado, nunca deve ser descartado dentro da pia. Antes de lavar qualquer panela ou prato, jogue o resto da comida no lixo.

DICAS DE MANUTENÇÃO CASEIRA PARA A PIA DA COZINHA:

• Pelo menos uma vez por semana, ferva água e jogue dentro do ralo da pia da cozinha. Isso ajuda a derreter a gordura, caso ela esteja grudada no tubos.

• Para intensificar essa manutenção, misture uma xícara de bicarbonato de sódio e mais uma mesma medida de vinagre. Depois de jogar a mistura pelo ralo, tampe-o por cerca de 30 minutos, deixe passar, abra e jogue um copo de água fervendo. Além de ajudar evitando o entupimento do ralo, ajudará para deixar bem longe baratas e ratos.

MANUTENÇÃO PARA EVITAR ENTUPIMENTOS

Mesmo com todos os cuidados, não tem como evitar a manutenção mais séria, da caixa de gordura, que na maioria dos casos é feita de PVC ou concreto. A melhor maneira de fazer esse tipo de prevenção é usando bactérias que gostam de ingerir gordura, você pode encontrá-las para comprar em lojas que vendem materiais próprios para isso.

Esse tipo de bactéria é vendido em forma de farelo. Porém, não basta só colocá-la para agir, também é necessário associar aos cuidados que foram ditos anteriormente. Além de chamar um técnico pelo menos uma vez por ano para fazer a limpeza geral.