Conheça As Principais Causas De Entupimentos Em Tubulações

Conheça As Principais Causas De Entupimentos Em Tubulações

A Soda cáustica é o pivô de muitas discussões relacionadas a desentupimentos. Muitos dizem que ela é capaz de acabar com obstruções que ocorrem através do acumulo de gordura, já alguns profissionais recomendam o não uso do produto pois ele pode saponificar dentro da tubulação e causar um entupimento ainda pior.

Além dessa discussão a soda é um químico perigoso e deve ser usado com muita cautela por pessoas experientes com equipamento de segurança adequado.

NAS PIAS E RALOS DO BANHEIRO

Os encanamentos do banheiro também estão suscetíveis a muitos riscos que podem causar o entupimento a qualquer momento, alguns podem ser facilmente evitados enquanto outros precisam de uma atenção especial e uma certa manutenção periódica.

FIOS DE CABELO

Os fios de cabelo são os principais causadores de entupimento nos sifões da pia e em ralos do banheiro. Infelizmente não há muito o que ser feito nessa situação pois a queda de cabelo dentro desses objetos é um processo natural e nem mesmo a grelha do ralo pode dar um jeito.

Para evitar um número maior de entupimentos devido ao acúmulo de cabelos, tente limpar o ralo e remover o acúmulo de fios presos a grelha. Isso não irá resolver o problema completamente, mas irá retardá-lo.

PEQUENOS OBJETOS

Pequenos objetos como a tampinha da pasta de dente podem cair dentro do ralo do banheiro ou da pia e isso pode ser um grande problema. Esses objetos não se dissolvem na água e dependendo do diâmetro da tubulação podem enroscar em algumas curvas. O problema é tão grave que alguns casos exigem a quebra da parede para tentar resolvê-lo.

Para evitar esse tipo de acidente é essencial que a grelha da pia e do ralo estejam de tamanho adequado para que nada caia dentro do cano.

FIO DENTAL

O fio dental é outro grande problema de entupimentos, não só de pias e ralos, mas também do vaso sanitário. Apesar de ser um objeto muito pequeno e aparentemente inofensivo o fio dental não dilui e pode ir acumulando em alguma parte do encanamento podendo causar um entupimento severo.

TENHA CUIDADO E PREVINA

Como na maioria dos problemas que podemos enfrentar no dia a dia, a prevenção sempre é o melhor a se fazer quando o assunto é o seu encanamento. Ter cuidado com o que você descarta pelo vaso sanitário, pias e ralos pode evitar muito gasto e muita dor de cabeça.

Para evitar o entupimento da pia da cozinha por acúmulo de gordura existe uma boa dica: Ferva água e jogue dentro do cano para derreter a gordura e levá-la embora, faça isso a cada 15 dias e poderá ficar mais tranquilo em relação a entupimentos nessa área.