Conheça Cuidados Preventivos Para Evitar o Entupimento da Sua Cozinha

Conheça Cuidados Preventivos Para Evitar o Entupimento da Sua Cozinha

Mas vale o ditado de que não sujar é melhor do que limpar. Scarpetta explica que a caixa só retém a gordura que consegue chegar até ela. Antes disso, porém, o óleo que desce com a água pela pia vai se acumulando na tubulação. Com isso, pedaços de alimentos, como grãos de arroz, podem acabar aderindo à parede do cano também, em um processo que se repete.

O conselho para evitar essa situação é não jogar restos de comida na pia, descartando o que sobra dos pratos e panelas na lixeira, antes de lavar a louça. Passar papel toalha na superfície do utensílio, retirando todo o excesso de gordura antes de lavá-lo, também ajuda a evitar essa situação, além de economizar água.

O desentupimento pode ser feito, ainda, com produtos à base de soda cáustica (à venda em lojas especializadas e na seção de limpeza de grandes supermercados). O químico é jogado no ralo da pia, age por alguns minutos e depois é limpo com água corrente, sem que a pessoa encoste nele.

É meio perigoso e tóxico, devendo ser usado longe de crianças e com muito cuidado, alerta. Usar refrigerante a base de soda, como os refrigerantes de cola, funciona? Não é cientificamente comprovado.

CAIXA DE GORDURA – CAIXA SIFONADA

Scarpetta aponta uma situação em que o problema de escoamento de água pode ser mais difícil de resolver do que com uma simples limpeza: o caso da caixa sifonada. O equipamento, que serve para recolher a água do chuveiro em casa, por exemplo, às vezes é usado em substituição à caixa de gordura como uma medida de economia, já que é mais barato.

O especialista alerta que isso é “totalmente inadequado”. “O volume de retenção é muito pequeno e há tendência de encher mais rápido, além de as duas caixas funcionarem de maneiras diferentes”, explica o profissional. “A tubulação de entrada da caixa sifonada também é menor do que deveria, e a velocidade com que a água passa não é suficiente para separar água e gordura, ou seja, a caixa se torna ineficiente”, completa.

Segundo o engenheiro, em caso de entupimento ou demora no escoamento da água da pia, o indicado é limpar a caixa de gordura. Se não for possível, ou se a caixa for sifonada e não houver possibilidade de trocá-la pela de gordura, ele aconselha a jogar água quente direto na caixa. “E evitar encher a pia de gordura novamente”, finaliza.