Conheça os principais inimigos dos encanamentos

Conheça os principais inimigos dos encanamentos

Conheça os principais inimigos dos encanamentos

Conheça os principais inimigos dos encanamentos – Atire a primeira pedra quem nunca teve problemas com entupimento ou mau cheiro vindo do encanamento da sua casa, não é mesmo? E a primeira pergunta que vem à cabeça é: mas por quê? Confira o post desta semana e descubra!

Contratempos como entupimento e mau cheiro vindo do ralo, ocorrem devido a grande exposição dos encanamentos a diversos tipos de dejetos, os quais eles não foram projetados para receber. Seja de forma intencional ou não, esses canos acabam avariados.

Entre os principais inimigos dos encanamentos estão:


Óleo de cozinha

O inimigo número 1, sem dúvidas, é o óleo de cozinha. Quando descartado incorretamente no ralo, parte dessa gordura fica grudada nos canos e, com o passar do tempo, forma uma crosta que aos poucos vai impedindo a passagem da água – isso pode ser observado quando a água começa a escoar devagar –, até entupir sua pia por completo.

Por isso, o ideal é que o óleo, após ser utilizado, seja colocado em um recipiente e levado à destinação correta.


Restos de comida na pia da cozinha

Sabe aqueles restos de comida que ficam no prato? Se não retirados no lixo, antes de lavar, eles podem causar entupimentos futuros em seu encanamento. Pode parecer pouco alguns grãos de arroz aqui, outros ali, mas com passar do tempo, eles podem te dar dor de cabeça. Por isso, raspe sempre os restos de comida no lixo.

E utilize peneiras nos ralos, para que grande parte dos resíduos parem ali e não avancem cano abaixo.


Descarte de dejetos inadequados no vaso sanitário

No banheiro, o grande perigo está no descarte incorreto de dejetos como papel higiênico, absorvente, entre outros. Eles podem acumular e barrar a passagem da água, causando obstrução, afinal, o encanamento do vaso sanitário não foi projetado para receber algo além dos dejetos humanos.


Pelos e cabelos nos ralos do banheiro

Com o tempo, pelos e cabelos também podem causar grandes problemas de entupimento e mau cheiro, quando começarem a apodrecer dentro do cano. Por isso, ao se barbear ou se pentear na pia do banheiro, junte os resíduos e jogue no lixo. Nada de mandar ralo abaixo!

Na hora do banho, a dica é a mesma: junte os fios de cabelo que ficaram no ralo e descarte no lixo. Isso faz toda a diferença e pode evitar dores de cabeça futuras.


Falta de limpeza e manutenção

A falta de limpeza e manutenção em ralos também pode prejudicar a saúde do encanamento da sua casa. Por isso, coloque em sua rotina de faxina os ralos das pias.


Como fazer?

No ralo do chuveiro, retire a grade, jogue um pouco de detergente e água quente ao redor do cano e esfregue bem, utilizando a escovinha de vaso sanitário. Depois, despeje água quente para enxaguar. Isso ajudará a remover as gorduras dos canos, que acumulam ali ao tomarmos banho.

Nos demais ralos, a mistura de vinagre e bicarbonato é o suficiente para retirar o acúmulo de gordura, o mau cheiro e manter os canos limpos.


O que vai precisar?

– 2 colheres de sopa de bicarbonato de sódio;

– 1 xícara de chá de vinagre;

– 1 tampa de ralo ou um pano;

– 1 limão (opcional);

– 500 ml de água fervente.


Como fazer?

Passo 1 – Despeje o bicarbonato de sódio bem no centro do ralo. Em seguida, faça o mesmo com o vinagre;

Passo 2 – Ao fazer isso, certamente você já vai ouvir o barulho da reação química acontecendo. Então, vede a saída do ralo com a tampa ou com um pano. Isso vai intensificar o efeito da mistura;

Passo 3 – Aguarde 10 minutos e, então, destampe o ralo. Se quiser, esprema um limão dentro dele. O ácido ajuda a neutralizar odores e também contribui para a corrosão dos resíduos.

Passo 4 – Para finalizar, despeje a água fervente.