Descubra a maneira certa de como limpar a caixa de gordura

Descubra a maneira certa de como limpar a caixa de gordura

Descubra a maneira certa de como limpar a caixa de gordura – Você sabia que a caixa de gordura deve receber uma limpeza periódica? Conheça a maneira certa de como limpar a caixa de gordura e fique livre dos riscos de entupimento e transbordamento. A caixa de gordura, como o próprio nome já sugere, é um tanque instalado dentro.

ou fora das construções, que tem a função de reter toda a gordura que vem pelas tubulações do local, comumente originada da pia da cozinha. A água da pia e as gorduras vão juntas para a caixa. Chegando lá, como a gordura é mais leve, ela flutua, e a água fica embaixo e é escoada para os canos.

A caixa de gordura serve como um filtro, que evita que as substâncias gordurosas acumulem no interior dos canos e impede que elas sejam direcionadas ao sistema de esgoto da cidade. Contudo, para garantir o bom funcionamento da caixa e evitar que esse coletor de gordura entupa ou transborde, recomenda-se fazer uma limpeza periódica.

O tempo de manutenção de limpeza depende do uso e local de instalação da caixa de gordura. É aconselhável que seja feita a limpeza a cada seis meses, evitando o acúmulo excessivo de gordura na caixa, que podem ocasionar transbordamentos e maiores transtornos.

Está sentindo um mau cheiro vindo da tubulação ou propriamente da caixa? A água da pia está demorando mais que o normal para descer? Verificou o aparecimento de pragas urbanas como ratos e baratas? O prazo para a limpeza periódica já venceu? Fique atento, esses podem ser alguns sinais de que já está passando da hora de limpar.

Sua caixa de gordura.


Como limpar a caixa de gordura de maneira certa?

Ao digitar no Google “como limpar a caixa de gordura” aparecerão milhares de resultados para a busca. Porém, muitas dessas formas têm o objetivo de diluir a gordura que está na caixa, fazendo uso de produtos como cal, por exemplo. Ao despejar a cal na caixa de gordura suja, a gordura se mistura com a água.

E elas seguem juntas para os canos, resolvendo momentaneamente (e erroneamente) o problema. Entretanto, com esses procedimentos, o que acaba acontecendo realmente é que a função da caixa de gordura acaba anulada, pois a pessoa vai jogar a gordura no sistema de esgoto da cidade.

Outro risco em fazer procedimentos como esse é que essa gordura acumule pelos canos ao estar sendo escoada, causando entupimento e complicando ainda mais o problema.


Recorra sempre a uma desentupidora profissional

Não confie a tubulação da sua casa a tutoriais mirabolantes da internet. Quando tiver algum problema com entupimento, recorra sempre a uma desentupidora de confiança. As desentupidoras fazem a limpeza da caixa de gordura com profissionais especializados, utilizando de ferramentas e produtos apropriados.

Que não afetarão o funcionamento dela, nem prejudicará as tubulações ou o sistema de esgoto da cidade.