Descubra Coisas Que Não Devemos Jogar no Ralo, Mas Jogamos

Descubra Coisas Que Não Devemos Jogar no Ralo, Mas Jogamos

Algumas vezes as facilidades do cotidiano nos deixam “anestesiados” em relação a certas coisas na vida que, muito provavelmente nos trarão problemas um dia, mas que somos incapazes de perceber. Um belo exemplo são os tipos de coisas que costumamos despejar nos ralos e privadas de nossas casas.

Quem nunca teve um problema de encanamento entupido em casa provavelmente ainda não viveu o bastante ou nasceu com um tipo especial de sorte, pois praticamente todo mundo costuma jogar coisas no ralo que não deveria. Abaixo nós relacionamos uma lista dessas coisas e a explicação para o por que de devermos evitar essa prática.

Esperamos que com isso você não precise passar mais pela estressante tarefa de precisar comprar produtos, usar ferramentas ou chamar alguém para desentupir os ralos ou vasos sanitários de sua casa ou outro ambiente em que passe parte de seu tempo.

E como bônus, você ainda ajuda a diminuir o despejo de uma série de poluentes no sistema de esgotos de sua região, que normalmente acabam desaguando em algum rio ou até mesmo no mar.

BORRA DE CAFÉ

Aquele monte de pó úmido que sobra quando acabamos de preparar café pode parecer que não causa nenhum mal quando jogado no ralo, mas ele costuma ficar acumulado dentro dos canos quando a corrente de água não é muito forte.

Juntando essa borra acumulada com a gordura de outros alimentos que também despejamos pelo encanamento, o resultado é um bolo pegajoso que acaba sendo um dos principais motivos de entupimentos em tubulações de cozinha.

CASCAS DE OVOS

Muita gente que cozinha em casa costuma juntar os restos não aproveitados dos ingredientes na pia, acumulando-os para jogar tudo fora de uma vez no final. Quando fazemos isso com cascas de ovos, elas costumam se fragmentar em pedaços bem pequenos.

É mais fácil abrir a torneira e deixar esses fragmentos descerem pelo cano do que catar cada um deles, mas isso acaba gerando a mesma situação da borra de café. Na verdade, qualquer coisa que não for solúvel em água pode eventualmente causar o mesmo problema.

GORDURA E ÓLEOS

Gorduras que sobram após o preparo de carnes e embutidos, molhos e diferentes tipos de óleo – azeite, óleo de soja, molhos para salada, maionese etc. – não se dissolvem em contato com água.

Quando encontram qualquer tipo de resíduo sólido na tubulação, grudam-se a eles e daí surgem os entupimentos. Nos Estados Unidos, por exemplo, a gordura jogada pelos ralos é responsável por cerca de 47% dos 36 mil transbordamentos de esgotos que acontecem anualmente naquele país.

E mesmo que isso não aconteça, podem parar em um local em que o esgoto é despejado, onde poluem ainda mais o ambiente e podem causar a morte de espécies animais e vegetais que vivem na região.