Desentupimento de pia: confira essas 5 dicas

Desentupimento de pia: confira essas 5 dicas

Desentupimento de pia: confira essas 5 dicas – Uma pia entupida pode prejudicar bastante o dia-a-dia de alguém. Além de ter que parar muitas atividades, como lavar a louça, o que consequentemente atrasa muito mais coisas, como fazer o almoço. Sem contar que dependendo do entupimento, logo a cozinha é tomada por um cheiro desagradável.

Desentupir a pia não é uma tarefa tão complicada na maioria das situações. As pias com sifão, que são de fácil acesso, possuem um jeito fácil de desentupir, caso o problema seja no sifão ou no ralo. O problema é maior quando o cano que fica dentro da parede é que acaba entupindo ou então quando temos um problema na caixa de gordura.

Nós da desentupidora de porto alegre vamos explicar um pouco mais sobre este problema, como identificar o entupimento em uma pia e como resolver!


Como identificar uma pia entupida

A dica mais óbvia é claramente que a água não desce pelo ralo e fica parada na pia. Porém, isso acontece quando a pia já está totalmente entupida. É possível notar alguns sinais de que os canos estão para entupir antes do problema ser completo.

Dois dos sinais mais comuns é a que a água começa a descer cada vez mais devagar e o barulho de borbulha no ralo enquanto a água escoa. Às vezes, o barulho de borbulha pode acontecer em outro ralo, de outro cômodo ligado com a mesma linha de encanamento.

Já as caixas de gordura demonstram entupimento quando começa a transbordar. Isso pode acontecer porque elas estão com muita gordura (esse tipo de sistema precisa ser limpo constantemente para evitar problemas mais graves.

As vezes o entupimento pode estar entre a caixa de gordura e a caixa de coleta de esgoto. Nesses casos, os sinais de entupimento são parecidos com os de cima, mas o desentupimento deve ser realizado por uma empresa profissional.

Ao notar estes sinais, é preciso investigar um pouco sobre as condições do encanamento da pia e também buscar algumas soluções para evitar o problema.


Como evitar o entupimento da pia

Evitar que uma pia fique entupida é fácil, porém são necessários alguns cuidados constantes e que precisam ser sempre reforçados. O mais importante destes cuidados é lembrar que a pia não é lugar para jogar restos de comida e gordura.

Esses dois tipos de restos podem acumular facilmente na parede dos canos e na caixa de gordura, entupindo a pia mais rapidamente. Portanto, na hora de lavar a louça, jogue todos os restos de comida no lixo. Já o óleo e a gordura podem ser armazenados em uma garrafa para ser transformado em sabão ou doado para empresas que realizam esse processo.

Lembre-se de nunca jogar óleo pelo encanamento! 1 litro de óleo pode poluir cerca de 10 mil litros de água. Outra dica importante é usar água quente nos ralos pelo menos uma vez por semana. Basta ferver um pouco de água, jogar pelo ralo e depois abrir a torneira. A água quente derrete a gordura dos canos enquanto a água fria empurra ela pelo encanamento.

5 dicas para desentupir a pia Confira algumas dicas para desentupir a pia de forma efetiva!


Bicarbonato e vinagre

Essa é uma mistura excelente para quem tem que lidar com canos entupidos. Pode funcionar até mesmo nos vasos sanitários. Basta misturar uma porção de vinagre para uma de bicarbonato de sódio e colocar dentro da pia entupida.

Cubra com um pano por alguns minutos e depois jogue água quente. A mistura desgruda as placas de gordura do cano e a água quente empurra elas para fora do caminho.


Suco de limão e bicarbonato

O processo é o mesmo do bicarbonato e vinagre. É só trocar o vinagre por suco de limão quente. Além de resolver o problema do desentupimento, também vem deixar um aroma mais agradável na pia.


Desentupidor

A melhor maneira de desentupir uma pia é com um desentupidor padrão. Essas ferramentas utilizam um sistema de sucção e pressão para empurrar a obstrução para força do encanamento. Caso ele não funcione de primeira, tente usar uma das dicas acima para amolecer a gordura. Água quente também funciona.


Mangueira

Se o problema estiver no cano, é possível utilizar uma mangueira ligada para desentupir o cano da pia. Coloque a mangueira e introduza ela aos poucos dentro do ralo da pia, ela vai empurrar a obstrução e desentupir o cano. Esse não é um procedimento muito recomendado em tubulações com muitas curvas.

Já que a mangueira não vai acompanhar os canos e pode quebrar algumas juntas ao ser forçada.