Desentupir encanamento: conheça 5 formas rápidas

Desentupir encanamento: conheça 5 formas rápidas

Desentupir encanamento: conheça 5 formas rápidas – Uma pia ou ralo entupido pode trazer muita dor de cabeça a qualquer pessoa. Além do transtorno dos possíveis prejuízos causados por transbordamentos ou mau cheiro, ninguém quer causar mais dano na hora de desentupir encanamento.

A boa notícia é que, quando o problema ainda está no início ou não é tão complexo, existem formas rápidas e econômicas de desentupir encanamento, seja ele em pias ou em ralos. Com simples técnicas, você vai evitar maiores transtornos, proteger a sua família de contaminação e do mau cheiro e fazer com que a água finalmente volte.

A escoar normalmente. Conheça 5 formais rápidas de desentupir encanamento:


Desentupidor tradicional

Antes de partir para outros métodos, vale a pena tentar usar o desentupidor tradicional, caso você tenha esse utensílio em casa. Para desentupir encanamento em pias, ele pode ser muito útil. Confira como usar:

1- Encha a pia de água e coloque o desentupidor sobre o ralo, deixando a boca submersa;
2- Remova o ar que possa ter ficado preso dentro do desentupidor;
3- Segure o utensílio verticalmente e faça movimentos para cima e para baixo por alguns segundos;
4- Remova os detritos que possam ter sido puxados antes que a água escorra e entupa de novo.


Bicarbonato de sódio e vinagre

Uma técnica para desentupir encanamento que é muito econômica e, ao mesmo tempo, efetiva é utilizando bicarbonato de sódio e vinagre, ingredientes baratos que todo mundo tem na cozinha. A “receitinha” leva ¾ de copo de bicarbonato de sódio e meio copo de vinagre. Coloque primeiro o bicarbonato no ralo e vá virando.

O vinagre devagar. Tampe com um pano e espere 30 minutos antes de enxaguar com água morna.


Desentupir encanamento com arame

No caso do encanamento de pia de banheiro ou do chuveiro, muitas vezes o que está obstruindo o fluxo de água é acúmulo de cabelo e outros detritos que possam ter sido derrubados no ralo. Por sorte, existe uma maneira de resolver o problema sem ter que quebrar tudo ou gastar uma fortuna: com um pedaço de arame.

Essa técnica consiste em fazer uma espécie de anzol na ponta de um fio de arame, inserir o fio no cano e ir empurrando com jeitinho até encontrar o ponto entupido. Depois, é só puxar devagar e ver se o anzol “pescou” a sujeira. Repita a operação mais algumas vezes para ter certeza que o arame está passando tranquilamente.


Água fervente e detergente

Esse método é indicado principalmente para desentupir encanamento da cozinha, pois ajuda a dissolver a gordura que acumula nos canos ao longo do tempo, sem contar que é muito rápido e prático.


Quer saber como aplicar essa técnica?

Com a pia e o sifão sem água, coloque 6 colheres de detergente no ralo e deixe agir por alguns minutos. Passado esse tempo, despeje dois litros de água fervente para terminar de desobstruir os canos.


Água fervente e sal

Que tal usar sal para desentupir encanamento? Sim, essa é uma opção! Coloque bastante sal na pia e vá derramando água fervente aos poucos, com cuidado para não se queimar. Tampe com um pano de forma que faça pressão suficiente para fechar o ralo.

Deixe agir por uma hora e não se assuste caso escute um barulho, é a pia sendo desentupida. Todas as opções acima falharam ou o problema já está sério demais para soluções caseiras? É hora de chamar uma desentupidora especializada.

Procure por uma empresa para desentupir encanamento com equipamentos de ponta e profissionais qualificados, para que o problema não volte a incomodar.