Desentupir rede de esgoto o que você precisa saber

Desentupir rede de esgoto o que você precisa saber

Desentupir rede de esgoto o que você precisa saber – A rede de esgoto é fundamental para o bem-estar e a saúde de qualquer ambiente. Como o nome indica, a rede de esgoto coleta todos os dejetos de um ambiente e o direciona para a rede de tratamento.

Ou então para a fossa, quando é o caso. Porém, os canos desse sistema estão propensos a entupimentos regulares. Esses entupimentos podem acontecer por diversos motivos e podem dar uma grande dor de cabeça e um grande trabalho para quem está no ambiente.

A Desentupidora De Porto Alegre, que atua em Porto Alegre, no Litoral e em diversas cidades do estado, atua diariamente no desentupimento de rede de esgoto. Por isso estamos trazendo algumas informações importantes sobre esse tipo de serviço.


Desentupir rede de esgoto o que você precisa saber

A rede de esgoto tem um funcionamento relativamente simples. A rede coleta os efluentes derivados de pia e vasos sanitários e os direciona para a caixa de coleta principal, que vai para a rede de captação da rua.

A partir deste momento a rede de esgoto municipal carrega os efluentes até a estação de tratamento, onde a água é tratada para reuso. A única parte que difere nesse processo é em relação a água que vem da pia das cozinhas.

Essa água passa antes por uma caixa de gordura, que coleta partículas de óleo para que esse elemento não entre em contato com a água que vai ser tratada.

1 litro de óleo contamina 10 mil litros de água e prejudica bastante o tratamento na estação. Além disso, o óleo entope canos com facilidade e é o principal vilão da rede de esgoto. Por isso a caixa de gordura é tão importante.


O que pode causar o entupimento da rede de esgoto?

Existem muitos fatores que podem acabar causando o entupimento dos canos e da tubulação de esgoto. As principais causas são os dejetos, orgânicos ou artificiais (como objetos sólidos) que são jogados pelo encanamento.

Os principais culpados são a gordura e restos de comida jogados na pia e objetos sólidos jogados pelo vaso sanitário. O cabelo também aparece como uma causa recorrente, causando entupimentos graves.

Em uma escala mais incomum, o entupimento da rede de esgoto pode acontecer por ações externas, como o crescimento de raízes que adentram o cano ou por quebras.


Como evitar o entupimento da rede de esgoto?

Prevenir é sempre melhor do que remediar, não é mesmo? Isso não é diferente com a rede de esgoto. Um entupimento sempre vai ser um problema grave, mas que pode ser evitado com algumas dicas simples.

A primeira e mais importante é nunca jogar nenhum tipo de objeto sólido dentro do vaso sanitário ou dentro de pias e ralos;

Outra dica fundamental é nunca jogar restos de comida no ralo da pia. Sempre jogue os restos fora no lixo e retire o excesso de gordura antes de lavar a louça. O óleo pode ser guardado em uma garrafa e levado para um centro de coleta para ser feito a reciclagem.

Sempre retire cabelos dos ralos do banheiro. O cabelo deve ser jogado no lixo, já que ele pode acabar acumulando (principalmente nas curvas da tubulação) e causando um entupimento grave.

Com essas dicas você evita a necessidade de desentupir rede de esgoto por mais tempo.


Como desentupir rede de esgoto

Mesmo seguindo essas dicas, os entupimentos ainda podem acontecer. Por isso é fundamental saber como desentupir rede de esgoto. Existem três maneiras fáceis de realizar isso: Expulsando a obstrução pelo cano através de vácuo e pressão.

Puxar a obstrução com o uso de ferramentas e soluções químicas. No primeiro caso temos o sempre clássico e útil desentupidor. Ele pode ser usado em ralos, pias e no vaso sanitário de forma bem simples. Ele funciona criando um vácuo que empurra a obstrução.

Para que ela libere a vasão de água. Dependendo do tipo do entupimento, essa não é uma solução garantida. Por isso temos o segundo método, a remoção da obstrução. Essa remoção é feita através de equipamentos que são colocados no cano e podem puxar a obstrução para fora.

Geralmente são hastes metálicas flexíveis com uma ponta que enrosca e remove a obstrução. Por fim temos as soluções químicas, como a soda cáustica. Porém, apesar de ser muito comum, não recomendamos o uso desse produto para desentupir rede de esgoto.

A soda pode amolecer e danificar os canos, além de poder causar novos entupimentos quando em contato com a gordura.