Dicas caseiras de como desentupir os canos da sua casa

Dicas caseiras de como desentupir os canos da sua casa

Os canos de esgoto, são sem dúvida alguma, um dos maiores problemas relatados quando o assunto é “desentupimento”. Qualquer acúmulo de resíduos é prejudicial para o cano. É aconselhável, verificar a cada 6 meses, para não causar maiores problemas.

O que todos nós queremos, é poder ter simplesmente alguns produtos que venham nos ajudar com o processo de “desentupimento” dentro de nossa casa, apartamento ou até mesmo na nossa empresa, resolvendo o problema.

UTILIZE BICARBONATO DE SÓDIO E VINAGRE 

Uma excelente forma de desentupir o seu encanamento sem precisar de muito esforço físico nem precisar desmontar o cano ou sifão é utilizando uma mistura de bicarbonato e vinagre. A mistura dos dois elementos causa uma forte efervescência que é capaz de desgrudar placas de gordura e outros dejetos que podem estar obstruindo o cano.

Para realizar o desentupimento com esses produtos basta colocar 2 colheres de bicarbonato dentro do cano entupido e logo depois jogar vinagre. Quando a mistura começar a efervescer cubra o cano com um pano quente e deixe agir por 25 minutos. Logo após jogue água fervente para terminar o trabalho.

Uma boa dica é substituir a água fervente por suco de limão quente, além de potencializar o efeito de desentupimento o suco de limão também deixa um cheiro agradável no ralo.

ÁGUA FERVENTE E OUTROS INGREDIENTES

Água quente é uma grande aliada não só na prevenção dos entupimentos, mas é eficiente também na desobstrução de canos e ralos quando aliadas aos ingredientes corretos.

Um bom exemplo de como solucionar o problema de cano entupido com água fervente é colocar duas colheres de fermento em pó e despejar a água quente logo em seguida, o efeito efervescente irá desobstruir o cano e liberar a sujeira grudada nas paredes do encanamento.

Colocar detergente dentro do cano e depois água fervente resolve o problema de entupimento caso a pia e o sifão estejam sem água. Em alguns casos mais simples apenas a água quente é capaz de resolver o problema.

UM PEDAÇO DE ARAME PODE RESOLVER MUITOS PROBLEMAS

Muitos entupimentos podem ser causados pelo acúmulo de objetos dentro do cano, isso acontece principalmente com ralos que facilmente são entupidos por fios de cabelo e outros objetos semelhantes. Quando o entupimento for causado por esse tipo de material, procure resolver com um simples pedaço de arame.

Faça um ganchinho com uma das pontas do arame e enfie no ralo ou na pia do banheiro (lugares que mais sofrem com esse tipo de obstrução) e tente puxar o objeto para fora com movimentos leves e repetidos. É uma solução simples e prática, mas não funciona para qualquer caso. É preciso ter paciência se não der certo nas primeiras vezes.