Dicas de desentupimento de esgoto em tubulação entupida

Dicas de desentupimento de esgoto em tubulação entupida

Um problema que todo encanamento vai sofrer algum dia é entupimento. Eles sempre acontecem uma vez ou outra e são até normais em certos níveis. Por isso é importante saber como lidar com esse problema. Há muitas dicas para o desentupimento dos canos, mas nem todas podem ser viáveis no momento.

Existem várias formas de desentupimento dos canos. Algumas delas podem ser fáceis e descomplicadas enquanto outras podem precisar de um pouquinho de engenhosidade, mas ainda assim podem ser feitas de formas simples.

CONFIRA CINCO MANEIRAS DE REALIZAR O DESENTUPIMENTO DE CANOS

1 – COLOQUE BICARBONATO DE SÓDIO                                                                                                             

Uma excelente alternativa para o desentupimento dos canos sem precisar de muito esforço físico ou remover o sifão é utilizando uma mistura de bicarbonato e vinagre. Os dois juntos provocam uma forte efervescência que é capaz de desgrudar placas de gordura e outros dejetos que podem estar obstruindo o cano.

Basta colocar 2 colheres de bicarbonato dentro do cano entupido e logo depois jogar vinagre. Quando a mistura começar a efervescer cubra o cano com um pano quente e deixe agir por 25 minutos. Logo após jogue água fervente para terminar o trabalho. Você pode substituir a água fervente por suco de limão quente. Além de potencializar o efeito de desentupimento dos canos, o suco de limão também deixa um cheiro agradável no ralo.

2 – ÁGUA QUENTE

Um bom exemplo de como solucionar o problema de cano entupido com água quente é colocar duas colheres de fermento em pó e despejar a água quente logo em seguida, o efeito efervescente irá desobstruir o cano e liberar a sujeira grudada nas paredes do encanamento. Outra maneira é colocando detergente dentro do cano e depois água fervente. Em alguns casos mais simples apenas a água quente é capaz de realizar o desentupimento dos canos.

3 – ARAME

Muitos entupimentos podem ser causados pelo acúmulo de objetos dentro do cano, como fios de cabelo e outros objetos semelhantes. Nestas situações, procure resolver com um simples pedaço de arame. Faça um ganchinho com uma das pontas do arame e insira no ralo e tente puxar o objeto para fora com movimentos leves e repetidos. É uma solução simples e prática, mas que precisa de paciência se não der certo nas primeiras vezes.

4 – DESENTUPIDOR

Desentupidores são práticos e na sua grande maioria são baratos e fáceis de conseguir, além de excelentes para resolver qualquer entupimento sem causar dano para o encanamento e peças adjacentes. Coloque o desentupidor na abertura do ralo e faça pressão para baixo de forma firme e lenta. Certifique-se de que o desentupidor vedou. O objetivo é desfazer a obstrução, além de liberar a área entupida com sucção.

5 – PREVENÇÃO 

É sempre bom lembrar que a melhor dica para manter o encanamento da sua casa funcionando de forma correta é a prevenção. Procure evitar jogar muitos dejetos pelas pias, ralos e principalmente pela descarga. Outra boa dica de prevenção é pelo menos a cada 15 dias jogar um pouco de água fervente nos canos para derreter gorduras acumuladas. Esse procedimento garante mais tranquilidade e diminui o tempo entre um entupimento e outro.