Dicas para manutenção de fossa séptica

Dicas para manutenção de fossa séptica

Dicas para manutenção de fossa séptica – Você tem fossa séptica em casa? Pois saiba que algumas atitudes simples de limpeza e conservação podem evitar muita dor de cabeça com fossa entupida, mau cheiro, pragas urbanas e até doenças sérias. A fossa séptica é um sistema primário de tratamento de esgoto comum em áreas.

Em que a tubulação de saneamento básico não chega, como em propriedades rurais, afastadas das grandes cidades. Ela faz a divisão dos resíduos sólidos e transforma os materiais nocivos do esgoto em um composto menos agressivo ao meio ambiente. Para que funcione corretamente e não transmita doenças.

Ela precisa de manutenção e limpeza periódica. Se o seu imóvel possui fossa séptica, não se preocupe. Neste texto, explicaremos todas as atitudes que você pode tomar para mantê-la em ótimo estado, protegendo a saúde da sua família e do meio ambiente. Continue lendo para saber mais!


Limpeza periódica da fossa séptica

O primeiro passo para uma manutenção correta da fossa séptica é fazer uma limpeza periódica, que irá retirar o lodo do fundo da instalação. Essa limpeza é essencial para evitar a proliferação de doenças, impedir o mau cheiro e pragas domésticas, como moscas, ratos e baratas.

Ela previne maiores danos à estrutura do tanque fossa, ajudando na sua conservação por mais tempo, e também pode evitar que ela transborde e contamine o meio ambiente. Uma limpeza de fossa séptica deve ser feita no mínimo uma vez por ano, mas depende de fatores como o seu tamanho, número de pessoas que usam.

Quanta água ela libera, etc se você não tem conhecimento sobre como fazer a limpeza, recomendamos contratar uma empresa limpa fossa, com os veículos e equipamentos adequados, além de pessoas treinadas. Tentar fazer uma limpeza por conta própria pode acabar transmitindo doenças.

Além de que, um trabalho sem os equipamentos certos provavelmente não irá limpar tudo.


Como conservar a estrutura do tanque fossa

Além da limpeza, outras atitudes podem ajudar a fazer manutenção de fossa séptica e conservá-la em bom estado. Uma delas é não colocar objetos pesados em cima da tampa da fossa, pois pode quebrar. Você não deve ligar a pia da cozinha com a fossa séptica, pois ela não foi feita para processar alimentos e os produtos de limpeza jogados na pia.

Podem matar as bactérias que ajudam no tratamento do esgoto. Outra coisa importante que pouca gente se atenta é não plantar árvores muito perto do lugar da fossa séptica, porque as raízes podem causar rachaduras na estrutura que está debaixo da terra.


Sinais de que a fossa séptica está com problemas

Fique atento a alguns indícios de que a sua fossa séptica já está entupida ou danificada. Sinais como ralos ou vasos sanitários com mau cheiro ou com drenagem lenta da água, tampa da caixa de gordura ou da fossa apresentam infiltrações ou se, quando você aperta a descarga, ela borbulha.

Nesses casos, é bom agir o quanto antes e ligar para uma empresa de limpa fossa para descobrir qual é o problema, antes que ele piore ou que o tanque tenha que ser completamente substituído, o que pode pesar no bolso.