Dicas para Quando Vaso Sanitário Entupir

Dicas para Quando Vaso Sanitário Entupir

Construsul Desentupidora Porto Alegre – Dicas para Quando Vaso Sanitário Entupir

A Construsul Desentupidora separou essas dicas para quem quer tentar desentupir seu vaso sanitário no estilo “Faça você mesmo”.

Papel higiênico, pedras sanitárias, descarga com pouca pressão e falta de manutenção e entopem o vaso sanitário. Tudo de responsabilidade dos moradores ou frequentadores. Vaso sanitário entupido atrapalha a vida de residências e empresas. Interdição do banheiro, mau cheiro, transbordamento da água são os desdobramentos. Em alguns casos é preciso quebrar o vaso. Quem já enfrentou isso sabe que é um salve-se quem puder. Muita gente tenta resolver sozinho antes de chamar uma desentupidora. Veja algumas soluções caseiras para você testar.

Atenção: feche o registro antes de realizar qualquer procedimento e use luvas de látex. Pressione firme, mas lentamente. Se o desentupidor não vedou o vaso, coloque um pouco de água. Faça movimentos para baixo e para cima, tomando cuidado para não perder a vedação. Quando acabar, limpe o banheiro e o desentupidor com um bom desinfetante.

1 – Desentupidor Vaso Sanitário com Garrafa pet

Use uma garrafa de 2 litros. Com uma faca, corte o início do funil dela, onde ela afunila até chegar ao gargalo. Pegue uma tesoura e coloque sua ponta no furo feito com a faca. Corte e retire essa parte. Nesse procedimento será utilizada a parte do funil.

Pegue um cabo de vassoura ou de rodo. Insira o cabo no bico da garrafa. Se o cabo estiver frouxo, amarre com um arame. Pegue o cabo com as duas mãos, force para baixo e puxe de uma vez. Repita várias vezes até desentupir o vaso sanitário.

2 – Desentupindo o Vaso com Bola de praia

Coloque a bola no vaso até vedá-lo e acione a descarga. Repita o processo até desentupir.

3 – Utilize Água quente

Funciona quando o entupimento é por fezes. O vaso deve estar vazio. Coloque água suficiente para ficar até a metade do vaso e deixe agir alguns minutos. A água não pode ser fervida, senão estraga a cerâmica.

4 – Água quente e detergente

Misture um pouco de detergente e água fervente. Coloque solução no vaso sanitário e acione a descarga. Repita o procedimento no máximo 3 vezes.

5 – Água sanitária para desentupir

Coloque 1 litro água sanitária no vaso e aguarde três horas. Se não surtir efeito, você pode usar um desentupidor.

6 – Bicarbonato de sódio e vinagre

O bicarbonato é super versátil. Para desentupir vaso sanitário, misture ½ quilo de bicarbonato e uma garrafa de vinagre (qualquer tipo) com suco de limão e coloque no vaso. Após o processo, jogue 3 litros de água quente. A espuma dessa solução dissolve materiais orgânicos que estejam impedindo a pressão da descarga.

Tem outra receita infalível com bicarbonato. Misture 2 xícaras de bicarbonato, 1 xícara de vinagre de álcool branco e 9 colheres de sopa de detergente neutro. Coloque essa solução no vaso, em seguida, 2 litros de água quente. Espere 20 minutos e dê descarga. A solução limpa o encanamento e o vaso volta ao normal.

7 – Cabide de arame

Método ideal para objetos que estão perto do cano. Gire o ganho até soltar. Termine de abrir o cabide e dobre a ponta até ficar em forma de “V”. Coloque o cabide no vaso e faça movimentos circulares para pegar o objeto.

8 – Vedação da privada

Chamada de “técnica surf”, a vedação funciona como a sucção de um desentupidor. Você precisará de filme plástico, daqueles para embalar alimentos ou saco de lixo e jornal. Veja o passo a passo:

  • Levante a tampa de cima;
  • Cobrir o assento com filme plástico ou saco de lixo, com o cuidado de não deixar vãos;
  • Coloque folhas de jornal sobre o plástico;
  • Feche a tampa e sente para ter certeza que está totalmente vedado;
  • Acione a descarga por 30 segundos. O ar da privada vai sair pelo cano e levando o que está desobstruindo a vazão de água.

9 – Soda cáustica (****CUIDADO****)

A substância usada na fabricação de detergentes é muito utilizada para desentupimentos. Você encontra em lojas de material para construção. Produto tóxico e corrosivo causa náuseas, vômitos e queimaduras. Além das luvas é preciso utilizar óculos de proteção. Mantenha crianças e animais longe durante o processo e deixe as janelas abertas. Veja como utilizar a soda cáustica:

  • Coloque 2 colheres de sopa de soda cáustica, 2 colheres de sopa de sal em ½ balde com água;
  • Com um pedaço de madeira, mexa a solução até dissolver a soda cáustica e sal;
  • Jogue a mistura no vaso sanitário e espere 30 minutos;
  • Coloque um balde de água quente aos poucos e o vaso voltará a funcionar.

10 – Prevenção

O melhor mesmo é prevenir, veja dicas para evitar o entupimento:

  • Faça manutenções periódicas nos encanamentos;
  • Papel higiênico, fios de cabelo, sabonete, cotonete, absorvente e preservativo no cesto de lixo;
  • Substitua a pedra sanitária por desodorantes sanitários líquidos;
  • Dar descarga com frequência;
  • Não deixe as crianças brincar no banheiro
  • Durante reformas, deixe o vaso sanitário fechado.