Esgoto entupido: conheça as principais causas

Esgoto entupido: conheça as principais causas

Esgoto entupido: conheça as principais causas

Esgoto entupido: conheça as principais causas – Cheiro ruim, água vazando, riscos de pragas domésticas… Esgoto entupido pode trazer uma série de dores de cabeça ao morador. Muita gente só se preocupa com isso quando o problema já está ruim. Mas a verdade é que prevenir esgoto entupido é muito mais econômico.

E eficiente do que consertar o estrago. Além da manutenção preventiva na sua casa, é preciso se atentar aos principais vilões do entupimento. Se você sofre com esgoto entupido frequentemente, preste atenção nestes itens abaixo que podem estar causado o problema e aprenda a evitar que ele se repita:


Papel higiênico, um dos maiores causadores de esgoto entupido

Muitas pessoas ainda acham que não tem problema jogar papel higiênico no vaso, por ser fino. Porém, o acúmulo desse material pode causar sérios entupimentos no esgoto. Isso porque o encanamento não está preparado para receber esse tipo de produto, sem contar que nem todo papel higiênico é biodegradável.

Dificultando ainda mais a sua dissolução.


Embalagens e outros pequenos objetos

Da mesma forma, existem outros itens sanitários que não devem ser descartados no vaso, pois podem resultar em esgoto entupido. Os casos mais comuns são absorventes, embalagens de produtos, algodão e até fio dental. Você deve tomar cuidado também para não derrubar nenhum objeto acidentalmente.

Pois itens sólidos podem ser bem mais difíceis de desobstruir.


Óleo de cozinha

Quando falamos em encanamento da cozinha, o maior vilão é o óleo que usamos para cozinhar. O seu acúmulo gruda nas paredes dos canos e pode endurecer, formando obstruções que não são facilmente dissolvidas com água.

Restos de alimentos

Não jogar no lixo os restos de comida antes colocar as louças na pia também pode trazer um problemão. Além disso, o ideal é limpar o buraco da pia ao terminar de lavá-las, para que aquele restinho inevitável não desça pelo ralo. E se você acredita que colocar aquele triturador de resíduos na pia é uma boa ideia.

Melhor repensar: na verdade, ele pode piorar a situação, porque deixa passar mais restos de alimentos, que acabam no esgoto.


Fios de cabelo e de barba

Uma das maiores causas de esgoto entupido vem do banheiro: os fios de cabelo que vão para o ralo durante o banho. Eles se embolam e são difíceis de dissolver. Após o banho, é recomendado juntar os cabelos do chão antes que eles escoam pelo ralo.

O mesmo vale para os homens ao fazer a barba, muitos fios caem na pia e é melhor juntá-los para não entupir o sifão.


Produtos químicos

Não podemos deixar de mencionar os produtos químicos. Muita gente tenta prevenir ou resolver problemas de esgoto entupido jogando soda cáustica, por exemplo, em pias e ralos. Os produtos químicos podem até dissolver a gordura temporariamente, mas ela pode parar em outros pontos e o problema retorna.

Além disso, eles podem danificar seriamente o encanamento. Portanto, não valem a pena.