No dia a dia, é comum nos depararmos com mau cheiro inusitado que vem do esgoto, que se espalha pela cozinha, pela sala, pelos quartos e banheiros da sua casa ou apartamento.
Certamente, você já se debruçou perto da pia, dos ralos e do vaso tentando identificar as causas desse odor que se alastra como uma praga e pensando em como realizar o desentupimento.
Pequenos descuidos podem ter dado origem ao problema
Que além de causar grandes desconfortos e constrangimentos aos moradores da casa, colocar em risco a sua saúde.
Saiba que isso pode acontecer por vários motivos e quem nem sempre é trabalho de desentupimento. Pode acontecer, por exemplo, por conta de alguma provável disfunção nos sistemas hidráulicos e de vedação do esgoto.
Ou simplesmente pelo resultado de um acúmulo de material ao longo dos canos, que provoca gases na tubulação.
O problema se acentua cada vez que você tenta resolver sem ter os conhecimentos básicos do que é preciso ser feito quando os odores dos efluentes domésticos tomam conta do ambiente.
Identificar a origem deste odor, no entanto, pode ser uma tarefa mais simples do que se imagina. E, normalmente, você mesmo pode encontrar a causa e realizar pequenos reparos e, claro, a prevenção.
Seu nariz, seu guia
Se você está sentindo cheiro forte que vem do esgoto e não sabe a origem dele, nada melhor do que usar o seu olfato para descobrir isso. Deixe que ele te guie pela casa e encontre o local onde o odor é mais intenso.
Verifique se o cheiro vem da pia da cozinha, dos sifões, dos vasos e ralos do banheiro ou do ambiente externo.