Mito ou verdade: borra de café desentope pia?

Mito ou verdade: borra de café desentope pia? – A internet está repleta de métodos caseiros para desentupimento de encanamento, mas será que todos realmente funcionam? Hoje, vamos desm istificar um desses métodos, afinal, borra de café realmente desentope pia?

De repente, a pia da cozinha entope. Você corre para a internet e “dá um Google”, em busca de uma ajuda para o seu problema, não é mesmo? Aí, então, você se depara com o truque da borra de café. Mas será que ele realmente funciona? Confira em nosso post!


Borra de café desentope pia?

Mito. A resposta é NÃO! A borra de café não só não desentope pia, como pode causar ou agravar um entupimento. Apesar do café ter características ácidas, ao ser processado e coado, o pó perde praticamente toda sua acidez, não sendo eficaz no desentupimento de gorduras.

Pelo contrário, ao jogar o pó de café no ralo, ele tende a grudar nos resíduos de gordura presentes no encanamento, formando uma grande bola, capaz de interromper o escoamento de água por completo, entupindo a pia.

Por isso nossa dica é: mantenha o pó de café bem longe do ralo da pia da cozinha. Após coar o café, lembre-se de retirar o máximo de pó do coador, antes de lavá-lo, e destine para o local correto, nunca a pia.


Como reaproveitar o pó de café usado
Apesar de não ser um bom agente desentupidor, o pó de café usado tem diversas utilidades. Entre elas, estão:

– O pó de café usado é um excelente adubo natural para plantas e também funciona como pesticida, auxiliando na prevenção de pragas como formigas e lesmas, que podem danificá-las;

– Quer um skin care quase de graça? O pó de café também pode ser usado como esfoliante natural, basta misturá-lo a um sabonete líquido;

– O pó de café também pode remover mau cheiro do ambiente, sapatos e até geladeiras. Basta colocá-lo em um recipiente e deixá-lo em um cantinho. Para os sapatos, utilize um saquinho, com pequenos furos e deixe de um dia para o outro.


Como aproveitar a borra do café de maneira consciente:

Reforçando que, a borra de café não é um bom agente natural na hora de desentupir, mas tem muitas vantagens quando se trata de outras áreas. Como por exemplo:

  • Quem cultiva plantas, a borra de café é um excelente aliado. Sendo um ótimo adubo natural, também é um peticida perfeito na prevenção de pragas ou lesmas, que podem danificar as suas plantas.
  • Já para a pele, o pó de café é um excelente esfoliante natural, apenas misture-o a um sabonete líquido. Quem não quer ter uma pele de bebê?!
  • Para a desinfecção do cheiro em algum ambiente, o pó de café pode te ajudar, basta colocá-lo em um recipiente e deixar em algum cantinho. Serve também para os sapatos, coloque em um saquinho que tenha pequenos furinhos e deixe dentro do calçado de um dia para o outro.