O que entope o vaso sanitário?

O que entope o vaso sanitário?

O que entope o vaso sanitário?

O que entope o vaso sanitário? – O vaso sanitário da sua casa vive entupindo? Esse problema é recorrente e já não aguenta mais enfrentar essa dor de cabeça? Então confira nosso blog post desta semana, entenda melhor por que o vaso sanitário entope e como prevenir.

Se o vaso sanitário da sua casa vive entupindo, é sinal que algo por aí não está certo. Por isso, é importante identificar a origem desse problema. Quais são os hábitos dos moradores da casa?

Na maioria dos casos, o entupimento é causado por má utilização do vaso, quando é feito o descarte de objetos e materiais inapropriados.

Entre os principais causadores de entupimento no vaso sanitário, estão:


Papel higiênico

O papel higiênico é um dos maiores vilões do vaso sanitário. Isso porque, ao contrário do que muita gente pensa, o papel não se dissolve ao entrar em contato com a água. Ele gruda nas paredes dos canos e, conforme vai acumulando, impede a passagem da água.

Até entupir o encanamento por completo, afinal, o sistema não foi projetado para receber esse tipo de material. Outros países que tem o hábito de descartar papel higiênico no vaso, contam com tubulação de esgoto já projetado para o devido fim, além de utilizarem papel biodegradável.

Coisa que não é comum aqui no Brasil por isso, jogue o papel higiênico sempre no lixo!


Absorvente, fio dental e afins

Absorvente, fio dental, preservativo, fios de cabelo, papéis e embalagens plásticas em geral e afins, quando descartados no vaso sanitário, podem causar sérios danos ao encanamento do seu banheiro. Ao invés de irem embora com a água.

Eles grudam em alguma parte do encanamento e formam uma barreira de obstrução, ocasionando o entupimento. Ao utilizar esses materiais, deposite sempre no lixo, nunca no vaso, ok?


Pequenos objetos

Acidentes acontecem. Caso aconteça de derrubar um pequeno objeto em seu vaso sanitário, o melhor a fazer é enfrentar o nojo e retirá-lo de lá de dentro. Se tiver, utilize uma luva de borracha, mas nunca puxe a descarga na tentativa de se livrar do problema.

Porque isso certamente fará você se incomodar mais tarde.

Muitos resíduos em uma mesma descarga

Atire a primeira pedra quem nunca, não é? Entupimentos causados por excesso de dejetos são muito comuns e também fáceis de serem resolvidos, porque os excrementos humanos se dissolvem na água.

Para resolver o problema, basta esperar um tempinho e dar mais uma descarga, ou realizar um dos métodos caseiros que ensinamos nesse blog post: 5 técnicas infalíveis para desentupir o vaso sanitário


E se o problema não for mau hábito?

Caso esteja enfrentando problemas frequentes de entupimento, mas na sua casa não costumam ter nenhum dos maus hábitos listados acima, é aconselhado que entre em contato com um profissional especializado, para investigar a fundo a causa.