O que faze se uma barata te morder – Como Tratar? Causa Doença?

O que faze se uma barata te morder – Como Tratar? Causa Doença?

O que faze se uma barata te morder – Como Tratar? Causa Doença? As baratas são um dos insetos mais conhecidos e também menos populares e mais odiados do reino animal. Pertencem à ordem Blattodea, subordem Blattaria.

Um grupo bastante cosmopolita com mais de 4000 espécies descritas, mas com apenas 1% das espécies vivendo no meio urbano em associação com os humanos. A barata é um dos insetos mais antigos e, desde que surgiram, há cerca de 250 milhões de anos.

Sofreram poucas alterações morfológicas. As duas espécies mais comuns de barata no Brasil são a baratinha, Blatella germanica, e a barata voadora, Periplaneta americana.

O que faze se uma barata te morder – Características Gerais das Baratas

As baratas apresentam uma morfologia bastante característica, com formato oval, achatada dorsoventralmente, de tonalidade castanha, podendo chegar a cinco centímetros de comprimento. A barata voadora pode passar dos cinco centímetros de comprimento e apresenta tonalidade marrom avermelhada.

Já a baratinha atinge no máximo dois centímetros de comprimento, é castanha clara, possui asas, mas não voa. A associação com a matéria orgânica em decomposição e condições de umidade mantêm as espécies de barata no ambiente urbano.

As baratas frequentemente residem próximas ao ambiente doméstico e acúmulo de lixo e detritos e são onívoras e oportunistas, alimentando-se de uma enorme variedade de matéria animal e vegetal. As baratas são incapazes de digerir a celulose.

Portanto, apresentam uma associação de simbiose com micro-organismos no trato intestinal.

O que faze se uma barata te morder – As Baratas Como Pragas Urbana

O comportamento das baratas e seu hábito alimentar, que inclui uma grande quantidade de matéria orgânica em decomposição, faz com que muitos organismos patogênicos as infectem de forma natural. Assim, as baratas carregam em seus sistemas uma enormidade de micro-organismos.

Que incluem bactérias, fungos, protozoários, vermes e vírus. Dessa forma, por mais que as espécies de baratas urbanas não sejam os únicos e principais vetores da propagação de algumas enfermidades, elas estão ligadas à transmissão de muitas doenças, sendo prejudiciais à saúde.

Dos seres humanos e consideradas pragas urbanas. Ao entrar em contato com os humanos e com nossos alimentos, os micro-organismos presentes nos sistemas das baratas são transmitidos a nós por meio das secreções e excrementos liberados por elas. Além da transmissão de doenças.

As secreções das baratas estragam os alimentos, tornando-os intragáveis. Também, alguns fragmentos e secreções das baratas provocam alergias aos seres humanos. A tropomiosina é uma proteína presente na barata e é, provavelmente, um dos compostos alérgenos carregados por esses animais.

Essas substâncias podem entrar em contato por meio dos alimentos e por vias de inalação. Algumas pessoas que possuem asma e bronquite têm maior probabilidade de sofrer um ataque quando expostas aos alérgenos de uma barata.

A reação alérgica mais grave corresponde à anafilaxia, que envolve pressão arterial baixa, falta de ar e choque, podendo levar à morte.

O que faze se uma barata te morder – A Barata Morde?

Além da capacidade de transmissão de patógenos, as baratas, devido ao seu hábito alimentar oportunista, são capazes de se alimentar de carne humana. Há registros de baratas mordendo e ingerindo partículas de carne humana, tanto viva quanto morta.

Na maioria dos casos. as baratas se alimentam de corpos humanos mortos, pois elas preferem ingerir unhas, cílios, mãos e pés. As mordidas de barata não são muito comuns, ocorrendo normalmente em casos de infestações extremas, com populações com altas densidades de baratas.

Quando as infestações saem do controle, a população supera as fontes habituais de alimentos, ocorrendo então uma limitação dos recursos alimentares. Dessa forma, as baratas são forçadas a procurar outra fonte de alimento que normalmente não consumiriam.

Se existirem outras fontes de alimentos em lixos e depósitos, as baratas não mordem seres humanos. Já foram registradas mordidas em humanos por ambas as espécies mais comuns de baratas no Brasil.

O que faze se uma barata te morder – Mordida de Barata

As baratas são animais de hábito noturno e tímidas e, por isso, a mordida da barata só será percebida pela manhã. Assim, normalmente, as mordidas de baratas geralmente ocorrem durante a noite, enquanto dormimos, especialmente na condição em que não nos movemos muito.

Uns dos casos mais graves de mordidas de baratas em seres humanos foram relatados por terem ocorridos em longas viagens de navios do passado. Algumas baratas em embarcações marítimas se tornaram tão numerosas que acabaram roendo a pele e as unhas das pessoas a bordo.

O que faze se uma barata te morder – Sintomas da Mordida de Barata

Alguns estudos mostram que as mordidas de baratas são extremamente poderosas, pois as baratas são capazes de gerar uma força de mordida que é cinquenta vezes mais forte do que seu próprio peso corporal. No entanto, a mordida de uma barata pode incomoda.

Mas a dor e o desconforto não duram por muito tempo. Porém, o maior problema de uma mordida de barata não é a dor momentânea. As mordidas podem causar irritação, lesões e inchaço, além de pequenas infecções, afinal as baratas carregam em si uma enormidade.

De micro-organismos patogênicos que pode ser transmitidos pela mordida. A mordida de uma barata pode ficar vermelha e inchada como uma picada de mosquito. Pode haver vermelhidão e erupções cutâneas e a a ferida provocada pela mordida de uma barata pode durar até uma semana.

Além disso, a mordida de barata pode levar a reações alérgicas, pois o sistema imunológico pode reagir às proteínas encontradas na saliva, nas fezes e secreções do corpo da barata. Em casos de reações alérgicas graves às picadas de baratas, deve-se buscar assistência médica imediata.

Sendo essencial no caso daqueles que sofrem de alergias de asma.

O que faze se uma barata te morder – Mordida de Barata: Como Tratar?

Devido aos micro-organismos transferidos pelas baratas, algumas precauções necessárias devem ser adotadas mais rápido possível, de forma a se prevenir uma infecção. A área deve ser limpa com água e sabão e deve-se evitar coçar a ferida, pois ao coçar.

As possibilidades de contrair uma infecção são ainda maiores. Cremes anti-alérgicos são recomendados, mas é importante consultar um médico especialista.

A Mordida da Barata Transmite Doenças?

As baratas não transmitem doenças através da mordida, ao contrário de muitos outros insetos, mas carregam muitos outros micro-organismos em seus corpos e até transmitem doenças através de seus resíduos. Então, se os patógenos conseguirem penetrar através das feridas abertas.

Poderá haver infecção. Algumas das infecções mais comuns causadas por microrganismos transmitidos por baratas são cólera, disenteria, gastroenterite, giardíase, poliomielite, dentre outras.