O que usar para desentupir vaso sanitário

O que usar para desentupir vaso sanitário

O que usar para desentupir vaso sanitário

O que usar para desentupir vaso sanitário – Está em apuros e não faz ideia o que usar para desentupir vaso sanitário, nem de como fazer isso? Então confira o post desta semana, porque ele foi feito especialmente para você! Você pode não saber, mas vaso sanitário entupido.

É uma das coisas mais comuns que existem. Os entupimentos costumam acontecer pelo excesso de excrementos, devido ao mau uso da privada  isso inclui descarte de materiais como papel higiênico, absorvente, preservativos, etc. – ou por acidente, no caso de queda de algum objeto.

Para saber o que usar para desentupir vaso sanitário, é importante, antes, refletir sobre a causa do entupimento. Assim, você investirá seu tempo e energia na estratégia mais certeira. Confira as dicas que separamos para você, utilizando itens básicos, que certamente você tem em casa!

DICA 1: Para entupimentos causados por resíduos orgânicos (fezes), utilize:


Solução de bicarbonato com vinagre

Despeje no vaso sanitário meio copo de bicarbonato de sódio e a mesma quantidade de vinagre, e aguarde a solução agir.

A mistura tem forte poder de desobstrução, podendo solucionar seu problema em alguns minutos.

Água quente

Esquente ao menos dois litros de água não deixe ferver, pois a água muito quente pode danificar a porcelana e os canos –, despeje no vaso sanitário e deixe agir por alguns minutos. A água quente tende a desintegrar as fezes com mais facilidade que a água fria, desentupindo o vaso.


Solução de água quente e detergente (ou sabão em pó)

Siga as mesmas orientações da água quente, porém, antes de despejá-la no vaso sanitário, adicione uma quantidade generosa de detergente ou sabão em pó na água. Isso irá potencializar o efeito da solução.


Água sanitária

Despeje uma quantidade generosa de água sanitária em cima dos dejetos e deixe agir por uma hora. Depois, dê a descarga e veja se o problema foi resolvido.

DICA 2: Entupimentos causados por má utilização do vaso sanitário, devido ao descarte de materiais, costumam necessitar de um pouco mais de força para o problema ser solucionado. Por isso, você pode utilizar os seguintes métodos:


Desentupidor

O tradicional desentupidor é extremamente eficaz e costuma ter força suficiente para empurrar o que está obstruindo a passagem. Para utilizá-lo é bem simples, basta posicioná-lo sob o fundo do vaso e pressioná-lo, até sentir que ele está firme e bem vedado.

Depois, pressione o cabo do desentupidor para cima e para baixo durante 1 minuto. Após o procedimento, retire o desentupidor e verifique se a água voltou a escoar. Caso contrário, repita o processo. Não tem um desentupidor? Improvise!

– Corte o fundo de uma garrafa pet;

– Encaixe um cabo de vassoura na boca da garrafa;

– Passe fita adesiva na junção, para firmar, e pronto, você já tem seu desentupidor!


Plástico filme ou saco de lixo

Outra estratégia potente é utilizar a vedação, em conjunto com a força da descarga, para criar um forte vácuo, capaz de empurrar a obstrução. Para isso, vede a borda do vaso com plástico filme ou um saco de lixo, tomando cuidado para não deixar nenhuma saída de ar.

Se necessário, passe fita adesiva para fixar. Abaixe a tampa, sente-se em cima dela e aperte a descarga por 30 segundos.


Depois é só verificar se o método deu certo.

DICA 3: Para entupimentos causados pela queda acidental de objetos, você pode tentar utilizar as seguintes estratégias:

Use as mãos
Se algum objeto está obstruindo a passagem da água, o melhor a fazer é deixar de lado o nojo, vestir luvas plásticas ou de borracha e colocar a mão dentro do vaso, em busca do causador do problema e retirá-lo dali.


Utilize um cabide

Você também pode cortar um dos lados de um cabide e utilizá-lo como um anzol, para pescar o objeto que está obstruindo o encanamento. IMPORTANTE: nesses casos, nunca puxe a descarga ou tente empurrar o objeto, pois isso pode agravar ainda mais a situação!


E se nada disso resolver?

Caso tenha tentado todas as dicas e nenhuma tenha dado certo, é possível que o problema seja mais grave. Por isso, recomendamos que você entre em contato com uma desentupidora especializada, que conta com equipamentos adequados para solucionar seu problema de forma rápida e correta.