Para que serve a soda cáustica?

Para que serve a soda cáustica?

Para que serve a soda cáustica?

Para que serve a soda cáustica? – O que é soda cáustica e como usar e para que serve – Ela é vista, em boa parte das vezes, como uma grande aliada dos moradores de uma residência. Ou até mesmo daqueles que ocupam determinado imóvel, quando se deparam com os mais variados.

Tipos de entupimentos na tubulação usada, via de regra, de forma equivocada, a soda cáustica provavelmente já foi considerada uma “solução” para aquele cano entupido. Mas, você sabe o que é a soda cáustica e para que serve, exatamente?.

A equipe da Limpa Fossa Porto Alegre te conta a seguir.


O que é soda cáustica e como usar e para que serve – Soda cáustica: um agente de limpeza

A soda cáustica se trata de um produto industrial obtido através da ação da eletrólise , que se dá por meio da reação entre a água e cloreto de sódio. Essencialmente, em tempos mais primórdios, era usada como um produto que auxiliava essencialmente na limpeza e higienização.

Também tendo seu uso atrelado à fabricação de sabão, a soda cáustica é o que podemos chamar de polivalente, afinal, permite várias utilidades.

Por exemplo, a soda cáustica é muito usada:

Para neutralizar poluição;
Em limpeza em geral;
Na remoção dos ácidos graxos;
No tratamento do algodão, entre outros.
Soda cáustica para desentupir canos: certo ou errado?

Com certeza, um dos usos mais comuns da soda cáustica é a sua aplicação com a finalidade de desobstruir canos e entupimentos nas tubulações em geral.

Isso ocorre devido a alta capacidade corrosiva do produto, que é capaz de desbloquear os tubos, gerando assim o desentupimento. No entanto, este método não é o mais adequado, devido a uma série de fatores.

Podemos, dentre eles, destacar os seguintes:

O uso da soda cáustica pode ser altamente nocivo às pessoas, uma vez que em contato com pele, olhos ou até mesmo se ingerido, acarreta em problemas graves, desde gastrointestinais, até mesmo irritações na pele, podendo ser fatal;

Comprometimento da tubulação, uma vez que pode corroer os canos, gerando assim um problema ainda mais grave e maiores prejuízos à infraestrutura do imóvel;

Camuflar problemas de entupimento, que podem ter uma gravidade muito maior, etc.


Usar soda cáustica para desentupir tubulações realmente funciona?

Está com encanamento entupido? Descubra se a soda cáustica realmente funciona para desentupir tubulações e fique atento aos danos e benefícios que ela pode causar no encanamento de sua residência.

Não tem coisa mais incômoda que ter um ralo, cano ou caixa de gordura entupidos, não é mesmo? Muitas pessoas tentam resolver o problema do jeito popular, ou com vídeos tutoriais do YouTube, e recorrem ao velho truque da soda cáustica.

Diz o conhecimento popular que, por ser uma substância altamente corrosiva, a soda cáustica atua facilmente na desobstrução de qualquer cano entupido. Porém, não é exatamente assim que funciona.

O hidróxido de sódio, ou soda cáustica, como é popularmente conhecido, é uma substância utilizada na indústria principalmente como base química, na fabricação de papel, tecidos, detergentes, alimentos e biodiesel. E não é o produto mais indicado a se usar na hora do entupimento.


Soda cáustica: vilã?

Frequentemente, em casos de entupimento, as pessoas jogam ralo abaixo a soda cáustica, esperando resolver o problema, porém, podem acabar causando danos ainda maiores e gerando prejuízo para o seu bolso. Isso porque, a substância, misturada a gordura existente nas tubulações.

Forma o sabão caseiro, como neste caso: usar soda caustica para desentupir funciona. Se essa mistura não for retirada, ela pode endurecer e petrificar, ainda no interior dos canos, e esse sabão acaba danificando a tubulação, provocando ressecamentos e trincas.

E complicando ainda mais a situação, que só pode ser resolvida com a quebra e com a instalação. De nova tubulação no local. Já pensou no “quebra-quebra” e dores de cabeça que isso pode causar?

Outro ponto a ser pensado também, é que nem sempre a causa do entupimento é de origem orgânica como a gordura, por exemplo. Talvez, um objeto possa estar causando a obstrução da água, o que, certamente, não cessaria com a soda cáustica.

Mas a soda cáustica não é totalmente a vilã da história, pois ela pode ser muito benéfica em alguns casos. Quando a tubulação estiver funcionando certinho, por exemplo, a soda cáustica pode ajudar fazendo uma espécie de limpeza nos canos.

Derretendo a gordura e ajudando na manutenção dele, não ocasionando danos.


Fique atento!

Por ser uma substância altamente corrosiva, a soda cáustica pode causar sérios danos à nossa pele, como queimaduras graves. Portanto, ao utilizar o produto, use sempre luvas e óculos de proteção.

Diante disso, recomendamos sempre que recorram a um especialista, uma desentupidora de sua confiança, que possua equipamentos necessários para solucionar os problemas de entupimento da melhor maneira possível.